Tyson Foods adquire 40% da divisão de alimentos do Grupo Vibra
Como parte do acordo, companhia de Montenegro irá cindir a Agrogen

Foods chegou a um acordo para investir na divisão de alimentos do Grupo Vibra,
de Mntenegro (RS), produtor e exportador brasileiro de carne de frango e
derivados. Depois de concluído, o acordo proporcionará à companhia
norte-americana mais flexibilidade no atendimento aos clientes nos principais
mercados globais. Os termos do acordo não foram divulgados e a transação ainda
está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade)
no Brasil. Como parte do acordo, o Grupo Vibra irá cindir seu negócio de
multiplicação genética, a Agrogen, em uma empresa separada.
- Este investimento nos permitirá acessar suprimentos de aves no Brasil para
atender às crescentes necessidades dos clientes brasileiros e dos mercados de
demanda prioritários na Ásia, Europa e Oriente Médio. Faz parte da nossa
estratégia desenvolver uma cadeia de fornecimento mais flexível e mitigar a
volatilidade do nosso modelo anterior, que dependia principalmente das
exportações dos Estados Unidos – revela Donnie King, presidente da área internacional
da Tyson Foods.
Desde o ano passado, a Tyson Foods expandiu sua presença global através da
aquisição da Keystone Foods, que inclui operações na China, Coréia do Sul,
Malásia, Tailândia e Austrália, e os negócios de aves da BRF na Tailândia e na
Europa. O Grupo Vibra atende atualmente clientes no Brasil e em mais de 50
países.
- Este acordo é o resultado da confiança mútua entre as duas empresas e o
objetivo de ambas se expandirem globalmente. Nós também acreditamos na
importância de, constantemente, agregar valor para os nossos produtos. Para
nós, isso significa continuar a crescer, inovar e fortalecer a posição de
nossas marcas, Nat e Avia - avalia Flavio Sergio Wallauer, presidente do
conselho de administração do Grupo Vibra.
Nos próximos cinco anos, estima-se que quase 98% do crescimento do consumo de
proteínas acontecerá fora dos Estados Unidos.
- É por isso que estamos expandindo nossos negócios fora dos EUA. À medida que
a população mundial continua crescendo, a Tyson crescerá com isso - prevê King.
A Tyson Foods gera atualmente US$ 7 bilhões em vendas internacionais. Isso
inclui US$ 5 bilhões em vendas de exportação dos Estados Unidos e cerca de US$
2 bilhões em receitas no país.
- A Tyson irá adicionar know-how e gerar novas oportunidades de negócios para
acelerar o nosso crescimento. Essa parceria será importante para desenvolver
ainda mais os nossos negócios no Brasil e no exterior, garantindo acesso a
novas tecnologias e investimentos, principalmente em pesquisa e desenvolvimento
(P&D). Além disso, teremos acesso a uma rede de distribuição global para
alcançar novos mercados - afirma Gerson Luís Müller, CEO do Grupo Vibra.
COMENTÁRIOS