Trabalhos da região Carbonífera são premiados na Mostratec

Estudantes de Charqueadas e Butiá tiveram projetos reconhecidos em umas das maiores feiras de ciências da América Latina

Por Portal de Notícias 29/10/2018 - 10:09 hs
Foto: Reprodução / Internet
Trabalhos da região Carbonífera são premiados na Mostratec
três projetos de estudantes IFSul Charqueadas foram premiados

Estudantes da região Carbonífera participam, na semana passada, da 33ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). O evento, realizado nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, contou com a participação de 14 projetos de Charqueadas, Arroio dos Ratos e Butiá.
Quatro destes projetos foram premiados. Três trabalhos foram apresentados na Mostratec por alunos do Instituto e Federal Sul-rio-grandense – IFSul Charqueadas e o quarto projeto premiado foi apresentado na Mostratec Júnior, por estudantes da Multieducare Sistema de Ensino, de Butiá (conheça abaixo).
De acordo com o coordenador de Pesquisa do IFSul Charqueadas, professor Vinicius Guimarães, a Instituição vem participando anualmente da MOSTRATEC, sempre com um número representativo de projetos e várias premiações.
- No ano de 2018, não foi diferente. Tivemos dez trabalhos finalistas no evento, totalizando 23 estudantes do Ensino Técnico de Nível Médio - Modalidade Integrada. Nesse contexto, tivemos três trabalhos premiados e um credenciamento. No entanto, é importante ressaltar que, embora as premiações sejam importantes e estimulem os estudantes, o fato de participar de eventos como a MOSTRATEC traz um legado indiscutível na formação desses jovens – ressalta.
Guimarães destaca que todo o trabalho de preparação para o evento, que envolve a elaboração do relatório de pesquisa, preparação do banner, treinamento da apresentação oral, respeito a normas éticas de pesquisa, dentre outros aspectos, vão muito além do que se consegue trabalhar em sala de aula e, por isso, se consolidam como instrumentos pedagógicos que enriquecem e fortalecem de forma diferenciada a formação desses meninos e meninas.
- Vivenciar aquele ecossistema de pesquisa científica e inovação tecnológica, adicionado a todo enriquecimento cultural propiciado pela interação com estudantes de outras regiões do Brasil, bem como do exterior, é uma experiência única e, certamente, fica marcada na trajetória de cada um deles. Enfim, para nossa nação realmente crescer social e economicamente, não temos dúvidas que é preciso proliferar as MOCITECs, MOSTRATECs, FEBRACEs, etc, e todas as ações relacionadas a ampliação da educação pública, gratuita e de qualidade – destaca.


Leia também:

Quatorze trabalhos da região Carbonífera participam da Mostratec

A 33ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), considerada uma das maiores feira do gênero da América Latina, teve representantes de 22 países e de todos os estados brasileiros. No total, foram 755 projetos: 420 na Mostratec (ensino médio e técnico) e 335 na Mostratec Júnior (ensino fundamental com 263 e infantil com 72).

Projetos da região premiados

MOSTRATEC

2° LUGAR MEDICINA E SAÚDE
(Credenciamento para a Fenecit, em Pernambuco)
> SOS Sangue: Sistema web para auxílio e promoção da Doação de Sangue e Medula Óssea
Por Júlia Valandro Bonzanini, Eduardo Nunes Vales e Cássio Gustavo, orientação Prof. Rodolfo Migon Favaretto – IFSul Charqueadas

3° LUGAR: CIÊNCIAS SOCIAIS, COMPORTAMENTO E ARTE
> Revolução Cubana: a representação da invasão da Baía dos Porcos na grande imprensa brasileira
Por Karolayne Recoba e Alice Busatto, orientação Prof. Charles Sidarta – IFSul Charqueadas

4° LUGAR: CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
> Guide2Blind: Desenvolvimento de um dispositivo háptico-sonoro para orientação indoor
Por Mikael Tolotti, Bernardo Moreira e Lucas Rafael Martins, orientação Prof. Diego Lima – IFSul Charquedas
Confira aqui todos os premiados na Mostratec

MOSTRATEC JÚNIOR

4º LUGAR PROJETOS DE 4º AO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
> Os dispositivos móveis como transmissores de patógenos
Por Gabriel Barreto Lopes e Lívia Goulart Montenegro - Multieducare Sistema de Ensino – Butiá

Confira aqui todos os premiados na Mostratec Júnior