Região Carbonífera articula instalação de campus do IFSul em Triunfo
Estrutura para receber a instituição já está pronta, restando apenas o encaminhamento político e o apoio do Governo do Estado e do Governo Federal
Na manhã desta terça-feira (23/09), lideranças da Região Carbonífera estiveram reunidas na Casa Civil, em Porto Alegre Na manhã desta terça-feira (23/09), lideranças da Região Carbonífera estiveram reunidas na Casa Civil, em Porto Alegre, para tratar de um tema de grande relevância para o desenvolvimento regional: a instalação de uma unidade do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) na cidade de Triunfo.
A estrutura para receber a instituição já está pronta e montada, restando apenas o encaminhamento político e o apoio do Governo do Estado e do Governo Federal para que o projeto se torne realidade. A expectativa é que, com essa parceria, seja possível oferecer novas oportunidades de ensino técnico e superior para jovens e trabalhadores de toda a região.
Participaram da reunião o prefeito de São Jerônimo e presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Asmurc), Júlio César Prates Cunha (Julião); o vice-prefeito de Triunfo, Roniel Viegas; o procurador do município de Triunfo, João Batista Garcia; a secretária de Educação de Triunfo, Roseli Machado; o prefeito de Butiá, Jeferson Vieira (Carrapicho); a prefeita de Minas do Leão, Silvia Lazek; o vice-prefeito de São Jerônimo, Filipe Almeida (Pico); além do chefe da Casa Civil, Arthur Lemos.
Para Julião, a união entre os municípios é essencial para garantir a conquista:
— A instalação do Ifsul em Triunfo é um passo fundamental para o futuro da nossa juventude e para a qualificação da mão de obra de toda a Região Carbonífera. A estrutura já existe, mas precisamos do apoio do Estado e do Governo Federal para transformar esse projeto em realidade. A Asmurc está mobilizada e seguirá trabalhando em conjunto para que a educação seja a grande protagonista do desenvolvimento regional — destacou o prefeito de São Jerônimo e presidente da entidade.
A mobilização reforça o papel da Asmurc como articuladora de demandas conjuntas e estratégicas para os municípios, demonstrando que a união regional é o caminho para conquistas que impactam diretamente na vida da comunidade.






COMENTÁRIOS