Primeira turma de Direito da Ulbra São Jerônimo completa 25 anos
Grupo composto por 23 acadêmicos prestou o primeiro vestibular com dezenas de outros candidatos e graduou junto, em uma jornada repleta de desafios

Carla Miller Trainini
Ulbra São Jerênimo
A primeira turma do curso de Direito da Ulbra São Jerônimo completou 25 anos de graduação nesta quarta-feira (15/01). Marcados pela alegria, exigência e ousadia, o grupo composto por 23 acadêmicos prestou o primeiro vestibular com dezenas de outros candidatos no dia 14 de janeiro de 1995 e graduou junto, cinco anos depois, em uma jornada repleta de desafios.
Os 23 primeiros bacharéis deixaram como legado de pioneirismo o trabalho em equipe e a união por nunca terem rodado em nenhuma disciplina para que conseguissem concluir a graduação juntos e também, fortes laços de amizade por manterem contato até hoje.
— Éramos uma turma muito unida e também muito rebelde. Questionávamos tudo e por isso nós criamos um ambiente de aprendizado muito gostoso, cheio de energia e entusiasmo. Pode-se dizer que fomos “cobaias”, por assim dizer, porque a Instituição estava inaugurando o curso, e também grande parte dos professores estava lecionando em uma Universidade pela primeira vez. Foi um aprendizado muito importante para todos nós — relembra a advogada Marilia Maroneze Moraes, uma das integrantes da turma.
Os Metralhas
A turma também deixou sua marca com iniciativas criativas e bem-humoradas. No último ano, em 1999, decidiram decorar diariamente a sala de aula para marcar a contagem regressiva até a formatura.
— Levávamos balões, fitas e outros enfeites nas bolsas para decorar a sala todos os dias. No último ano decidimos colocar um cartaz de contagem regressiva para a formatura na porta da nossa sala. Tudo era retirado ao final de cada noite e nós colocávamos tudo outra vez no dia seguinte — recorda Marília sobre a irreverência da turma que rendeu o apelido de “Os Metralhas”, brincadeira eternizada na camiseta da formatura.
Celebrações e memórias
O curso de Direito da Ulbra São Jerônimo começou em 1995 com três turmas formadas após uma grande procura no vestibular. No entanto, ao longo do tempo, houve uma funilagem natural, e apenas uma turma permaneceu.
— Tivemos muitos colegas que desistiram no primeiro ano, mas o nosso grupo persistiu e seguimos com a amizade até hoje. Os laços criados naquela época permanecem vivos. Nós mantemos contato frequente através de um grupo virtual e promovemos encontros sempre que possível. A amizade que construímos é muito especial. Até hoje celebramos nossa história e relembramos os momentos que vivemos juntos na Universidade — conclui Marília.
O diretor da Ulbra São Jerônimo, Rodrigo Baptista Moreira, destaca o pioneirismo dessa turma, que serve de inspiração para os atuais e futuros acadêmicos.
— Essa turma é uma verdadeira inspiração para as novas gerações de estudantes, para que sigam suas trajetórias acadêmicas com dedicação e espírito de equipe. E que entendam, também, como é importante que este contato não se perca ao final da graduação – finaliza o diretor.
Os primeiros bacharéis foram apadrinhados pelo professor Pedro Osório Rosa Lima e a turma homenageou a professora Maria de Fátima Dias Ávila. A coordenação do curso à época era de responsabilidade do advogado Olindo Barcelos e a direção do Campus estava sob a liderança de Jane Ferreira Picarelli.
Primeira turma de bacharéis em Direito da Ulbra São Jerônimo
- Adriano Menezes Franceschi
- Beatriz Enes Pereira
- Carlos André Ferreira Oppa (in memoriam)
- Daysiani de Souza Moura
- Elizonety Macedo da Silva
- Jorge Amaury Torres Farias
- José Paulo Ourique
- Lissandra da Silveira de Souza
- Luiz Alfredo Blanco Cassep (in memoriam)
- Magda Mohamad Bjaige
- Maria Nazarete Leite dos Santos
- Marilia Maroneze Moraes
- Nakia Neves dos Santos
- Paulo Eduardo Kehl
- Paulo Sirlei Guterres da Silva
- Rosa Ecler Vargas de Almeida
- Sabrina Fieira Santos
- Sandra Maria Nogueira Patricio
- Sérgio Sotelo (in memoriam)
- Sílvia de Ávila Carvalho
- Tânia Marisa Soares Leote
- Wagner Santos de Araújo
COMENTÁRIOS