AO VIVO | Produtores fazem tratoraço em Porto Alegre
A manifestação cobra apoio aos produtores gaúchos após a enchente
Dezenas de tratores chegaram ao centro da Capital no começo da manhã desta quinta-feira (8/08). Em marcha reduzida, com escolta policial, eles chegaram pelas BRs 116, 290 e 448, acessando Porto Alegre pela Avenida Castello Branco. A movimentação causou lentidão no trânsito desde às 5h.
Um ato acontece na Casa do Gaúcho. Assista:
A manifestação cobra apoio aos produtores gaúchos após a enchente. Na quarta-feira da semana passada, foi publicada a Medida Provisória que acena ajuda aos agricultores. A publicação ficou aquém do esperado pela Federação da Agricultura do Estado (Farsul), que disse que a medida “não atende todo o problema”. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag-RS) também fez ressalvas.
PROGRAMAÇÃO
A mobilização tem o apoio da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag). As entidades reivindicam linha de crédito para financiamentos contraídos para investimento e custeio, com pagamento em até 15 anos, juros de 3% ao ano e dois anos de carência; anistia das dívidas dos pequenos agricultores e um auxílio emergencial de um salário mínimo pelo período de seis meses, entre outras medidas.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que participou nesta terça-feira (06/08) da abertura do Salão Internacional da Proteína Animal (Siavs), em São Paulo, avaliou a manifestação como "muito legítima".
— O governo está aberto às melhorias das medidas tomadas. Todas as medidas necessárias para que os produtores possam reconstruir suas vidas serão tomadas pelo governo — disse.
COMENTÁRIOS