MDB e PL confirmam Piteco e Cabreira na disputa à Prefeitura de Charqueadas
Convenção ocorreu neste domingo, na sede do MDB
Neste domingo (4/08), em convenção, MDB e PL confirmaram a coligação e os nomes de Rafael Divino Silva Oliveira (Piteco, MDB) e de José Edenilson Cabreira (PL) como pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito de Charqueadas, na Região Carbonífera.
A convenção, realizada na sede do MDB, também definiu parte dos nomes dos pré-candidatos a vereadores. As nominatas completas serão definidas até o final do prazo de registro de candidaturas.
Charqueadas terá quatro candidaturas disputando a chefia do Executivo Municipal nas eleições de 6 de outubro. Além de Rafael Divino e Edenilson Cabreira (MDB/PL), concorrem as chapas formadas por Douglas Tramontini Debom (Tio Xico) e José Márcio Ramos (Zé Márcio), pelo União Brasil; Simon Heberle (PDT) e Pedro Whatier (PT); e Ricardo Vargas (Republicanos) e André Sippel (PSDB).
Prazos
Após o prazo de escolha dos candidatos, que termina nesta segunda-feira (5/08), as legendas têm até 15 de agosto para registrar os nomes dos candidatos na Justiça Eleitoral de cada município. O registro será analisado pelo juiz da zona eleitoral. Caberá ao magistrado decidir se defere ou indefere a candidatura. Se o registro for negado, o candidato poderá recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de seu estado e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Durante o período de análise, as candidaturas poderão ser contestadas pelos adversários, partidos políticos e o Ministério Público Eleitoral (MPE). Eles poderão denunciar alguma irregularidade no cumprimento dos requisitos legais para o registro. Os partidos também deverão registrar os candidatos aos cargos de vereador conforme a cota de gênero, que prevê mínimo de 30% de candidaturas femininas.
Propaganda
A propaganda eleitoral nas ruas e na internet começa no dia 16 de agosto, um dia após o fim do prazo para registro das candidaturas. A partir desta data, os candidatos poderão fazer carreatas, comícios e panfletagem entre as 8h e as 22h. Anúncios pagos na imprensa escrita e na internet também estarão liberados. O horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão no primeiro turno será iniciado no dia 30 de agosto e vai até 3 de outubro.
COMENTÁRIOS