Projeto de alunos do IFSul Charqueadas classificado para evento no México
Com o segundo lugar em Ciências da Computação, trabalho vai para a Infomatrix
Trabalho de Eduarda e Cássio está credenciado para a feira no México Cauê Florisbal
Alunos do IFSul Câmpus Charqueadas, da Escola Municipal Arthur Dornelles, de Charqueadas, e da Escola Municipal Eva Alves, de São Jerônimo, participaram da Mostratec (Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), evento organizado pela Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo. Nesta edição, o evento teve a exposição de mais de 700 trabalhos de diferentes escolas do país e do mundo.
Nenhum dos projetos do IFSul Charqueadas ou das escolas da região foi vencedor neste ano, mas o projeto “Lembrar: software auxiliar de estímulo à memória para portadores de transtornos neurodegenerativos”, dos alunos Cássio Lacerda e Eduarda Soares, se classificou parta a Infomatrix, no México, após ficar em segundo lugar na categoria Ciências da Computação.
Segundo o professor Vinicius Tavares Guimarães, o Campus Charqueadas teve nove trabalhos expostos na Mostratec, envolvendo vinte alunos. Destes, três ficaram entre os premiados. Para ele, o evento foi uma boa oportunidade dos estudantes divulgarem o trabalho desenvolvido no campus.
- Nós tivemos um número significativo de alunos participando da Mostratec. O evento foi muito bom, não apenas em temos de premiação, mas como uma oportunidade de divulgação dos trabalhos e troca de experiências - avalia.
O projeto “Conscientização ambiental” dos alunos Erick Souza Nebauer, Matheus Carvalho Tavares e Samara Cardoso Scienza, orientado pela professora Guacira Aparecida Tejada Vencato, da Escola Artur Dornelles, de Charqueadas, também teve seu trabalho exposto na feira.
Vencedor da Mocitec deste ano, o projeto a “Morte não é o fim: o conhecimento pode salvar vidas”, dos alunos Elano Tavares do Nascimento, Ellen Tassoni Corrêa Fortes e Márcia Letícia Machado, orientado pela professora Rosângela Kubal da Silveira, da Escola Municipal Eva Alves Pereira, de São Jerônimo, também participou do evento.
Projetos classificados na Mostratec
Categoria: Ciências da Computação
Projeto: "Lembrar: Software auxiliar de estímulo à memória para portadores de transtornos neurodegenerativos"
Classificação: 2º lugar e credenciamento para a Infomatrix, no México
Alunos: Cássio Lacerda da Costa e Eduarda Soares Serpa Camboim - orientação Prof. Maurício da Silva Escobar
Categoria: Ciências Sociais
Projeto: "Revolução Cubana: a representação da invasão da baía dos porcos na grande imprensa brasileira”
Classificação: 3º lugar
Alunas: Alice Busatto e Karolayne Recoba – orientação: Prof. Charles Sidarta Machado Domingos
Categoria: Saúde
Projeto: "Colifree - Alternativa para síndromes dolorosas do período menstrual”
Classificação: 4º lugar
Aluna: Ghiovana Ventura Rosa – orientação: Prof. Josué Michels






COMENTÁRIOS