Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,23/06/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

João Adolfo Guerreiro

JOÃO ADOLFO GUERREIRO | Hoje e dia de Brasil na Copa, Galeano

Devemos calçar as sandálias da humildade ao torcer

Reprodução
JOÃO ADOLFO GUERREIRO | Hoje e dia de Brasil na Copa, Galeano

João Adolfo Guerreiro

Comprei em maio de 2018, pouco antes da Copa da Rússia, o livro póstumo do escritor uruguaio Eduardo Galeano (1940 - 2015), Fechado Por Motivo de Futebol. Foi no Shopping Bonatto Center, na livraria Santos. Hoje, a Rússia foi banida da Copa, Galeano já morreu e onde era a agradável livraria, se não me engano, está uma joalheria ou óptica. Há ainda uma livraria no local, noutro espaço, a Lua de Papel.

A foto acima é autoexplicativa: Galeano, torcedor do Nacional e da seleção pátria, fechava-se em casa durante as copas do mundo e ficava apenas assistindo futebol e bebendo cerveja. Em 1990: "Até o Papa de Roma suspendeu suas viagens durante um mês. Durante um mês, enquanto dure a Copa da Itália, eu também estarei fechado por motivo de futebol" (p.141). Em 2010, na Copa da África do Sul: "Quando o mundial começou, pendurei na porta da minha casa um cartaz que dizia 'Fechado por motivo de futebol'. Quando o retirei, um mês depois, eu já havia 'jogado' 64 jogos, de cerveja na mão, sem me mover da minha poltrona preferida" (p.183).

Mas Galeano não era um torcedor vulgar do esporte bretão, era um intelectual crítico consciente do processo de mercantilização do esporte e isso está em casa página dos textos curtos que compõe o livro, concomitantemente ao elogio à magia e à paixão que o futebol proporciona às massas, eis que escrito por um amante do futebol que ainda bebê era  levado aos estádios pelo pai. O livro foi para mim uma introdução daquelas à Copa da Rússia. Abriu-me olhares e horizontes. Em 2015 já lera dele "Futebol ao sol e à sombra", outro clássico que, igualmente, recomendo como leitura para durante e depois da Copa.

Mas então, meu caro Galeano, hoje tem Brasil x Haiti pela Copa do Mundo do México/EUA/Canadá. Com todas as paixões e picaretagen$ à ela concernentes, assistirei esse Brasil que não é mais mítico sobre o gramado. Não virou desgraça, longe disso, mas não é mais o incomum entre os grandes. Neste 2026 é um dos grandes, mas não favorito, como Espanha, Argentina e, sobretudo, França. O argentino Messi, o norueguês Halland e o francês Mbappé são as estrelas. Neymar, nosso derradeiro fora de série, chega à Copa machucado e fora de forma, recuperando-se no banco. Empatamos nosso primeiro jogo em 1x1 com Marrocos e o resultado foi bom pra gente. É a realidade, devemos torcer calçando as sandálias da humildade.

Sei que tu torcia pelo Uruguai, admirava nosso futebol e simpatizava com a Argentina, que foi campeã em 2022 e tu não viu. Aliás, o Papa Francisco, argentino que torcia para o San Lorenzo que tu assistia com um amigo no estádio, faleceu, após um papado de gigantesco legado. E o novo papa é estadunidense e contrapõe o atual presidente dos EUA. Aliás, a Rússia foi banida por invadir a Ucrânia e os EUA, mesmo bombardeando o Irã, sediam a Copa... E, ao contrário do Tio Sam hospitaleiro da Copa de 1994, barra muita gente de entrar no país e cria dificuldades alfandegárias para algumas seleções, uma delas justamente a do Irã. E a FIFA continua sendo a FIFA e teve a cara de dar um troféu de pacificador para Trump.

Estarei eu também "Cerrado por fútbol" neste inverno, na medida do possível. Está passando agora EUA X Austrália no YouTube (as pessoas não assistem mais a Copa pela TV). 15 minutos do primeiro tempo e está 1x0 pros anfitriões.

Um bom jogo da seleção e final de semana para todos. Cuidem-se, vacinem-se, curtam a Copa, vivam e fiquem com Deus.




COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.