Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,30/03/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

João Adolfo Guerreiro

JOÃO ADOLFO GUERREIRO | Um legado necessário

Sobre a escala 5x2

Divulgação
JOÃO ADOLFO GUERREIRO | Um legado necessário Ato a favor da redução da escala de trabalho no Brasil de 6x1 para 5x2

João Adolfo Guerreiro

Semana retrasada, na sexta-feira, fui num ato (foto acima) a favor da redução da escala de trabalho no Brasil de 6x1 para 5x2, realizado em minha cidade. Havia pouca gente, mas sabíamos que representávamos, conforme pesquisa recente do instituto Datafolha, a opinião de 71% da população brasileira.

O que me agradou por estar ali e saber dessa representatividade foi ver uma pauta classista, que objetiva ganho para os trabalhadores assalariados como um todo, estar repercutindo assim na sociedade brasileira e com grandes chances de ser aprovada no parlamento federal. O Brasil ainda é um país rico, uma grande economia do mundo que possui uma das piores distribuições de renda do planeta e, parece, as pessoas estão começando a acordar para isso, face ao difícil futuro previdenciário e trabalhista que se avizinha para as gerações mais novas, tendo em vista a ampliação do desemprego estrutural tecnológico pela revolução digital, atualmente na fase da Inteligência Artificial (1).

A redução da jornada de trabalho, em graus diferentes, incidirá positivamente sobre os problemas de nossa classe trabalhadora: obrigará naturalmente ao aumento da empregabilidade; a partir disso, e sem a redução de salários, melhorará um pouco a distribuição de renda; com o decorrente aumento da base arrecadatória, fortalecerá os recursos da Previdência. Fora isso, há o ganho central e insofismável na qualidade de vida dos assalariados, com mais tempo para si, para a família e para o lazer e a cultura.

Será um legado importante para as futuras gerações, necessário para nossos filhos e netos. É algo que, inclusive, já é realidade em países do chamado Primeiro Mundo. Não se está inventando o fogo e a roda no Brasil. Após a implementação da Agenda Liberal no país, com, principalmente, as reformas trabalhista e previdenciária, urgia um debate como esse acerca da escala 5x2.

Uma boa Semana Santa para todos. Cuidem-se, vacinem-se, vivam e fiquem com Deus.


 (1) - Importante ressaltar o que o reconhecido neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis afirma que a IA não é nem inteligência e nem artificial, pois não pensa e seu conteúdo é capturado do trabalho intelectual dos seres humanos armazenado na Internet. 




COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.