Filmes & Séries
‘O Agente Secreto’ vence prêmio da crítica no Festival de Cannes
Filme brasileiro de Kleber Mendonça Filho é favorito na disputa pela Palma de Ouro, que será entregue neste sábado

O longa-metragem O Agente Secreto, dirigido pelo cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, venceu o Prêmio Fipresci, concedido pela Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica, no Festival de Cannes. O reconhecimento foi anunciado neste sábado (24), poucas horas antes da cerimônia de premiação da Palma de Ouro, principal troféu do evento.
Concorrendo na competição oficial, o filme é ambientado no Brasil de 1977, durante a ditadura militar. A narrativa acompanha um pesquisador universitário que se torna alvo de perseguição política após um conflito em seu local de trabalho. O papel principal é interpretado por Wagner Moura.
A escolha do filme pelos críticos internacionais se destacou por sua abordagem épica e ao mesmo tempo intimista, que mistura elementos históricos com toques de humor e crítica social. O júri da Fipresci valorizou a construção de um universo narrativo próprio, com forte ambientação no contexto autoritário do Brasil da década de 1970.
Com a conquista, O Agente Secreto amplia suas chances de conquistar também a Palma de Ouro, que será entregue na tarde deste sábado. O filme brasileiro é apontado como um dos favoritos da edição, ao lado de It Was Just an Accident, do iraniano Jafar Panahi; Sentimental Value, de Joachim Trier; e Two Prosecutors, de Sergei Loznitsa.
A Fipresci é formada por jornalistas e críticos de cinema de cerca de 50 países e tradicionalmente reconhece filmes que se destacam por sua originalidade, profundidade temática e relevância artística.
COMENTÁRIOS