Mundo Pet
MUNDO PET | Tipos de vermífugo para cães e gatos
Existem vários tipos de vermífugos no mercado e vale lembrar que será seu médico veterinário que indicará qual é o mais apropriado para seu cão ou gato

A decisão de incluir um novo membro pet na família é uma fase de muito cuidado e dedicação. Certificar-se que suas vacinas estão em dia, que eles estão despulgados e vermifugados são ações básicas para garantir o bem-estar e saúde do seu filho de quatro patas. Mas, afinal, o que significa vermifugar os pets?
Vermifugar significa desparasitar, ou seja, existem alguns parasitas que podem viver no organismo dos pets que se não eliminados podem causar vários malefícios à saúde deles. Existem vários tipos de vermífugos para isso disponíveis no mercado e vale lembrar que será seu médico veterinário que indicará qual é o mais apropriado para seu cão ou gato. A seguir iremos falar um pouquinho sobre cada um deles.
Vermífugos Líquidos
Chamados também de vermífugos por suspensão oral, os vermífugos líquidos podem não ter uma boa aceitação devido à sua palatabilidade (gosto), porém, um de seus benefícios é uma ação mais rápida no organismo. Pode ser administrado com uma seringa dosadora ou às vezes misturando com uma pequena porção de alimento. Essa costuma ser a opção mais indicada para filhotes e pets menores.
Vermífugos em Comprimidos
Com certeza um dos tipos de vermífugos mais populares, os comprimidos palatáveis são de maior aceitação, mas exige um cuidado na hora de administrar. Dicas como colocar o comprimido no alimento funcionam para cães, porém, os gatos são mais desconfiados e exigentes e talvez você não consiga enganá-los.
Vermífugos em Pasta
Por ser uma opção palatável, há mais facilidade em administrar o vermífugo em pasta, pois pode ser colocado no alimento ou diretamente na boca.
Vermífugos Tópicos
O uso tópico significa que é aplicado direto na pele. Os modelos são em ampolas e bisnagas e são administrados geralmente no pescoço do pet (como alguns antipulgas). Esses tipos de vermífugos possuem vários benefícios, pois são fáceis de aplicar e não causam estresse, principalmente nos gatos.
Antipulgas que agem como vermífugo
Você já deve ter escutado falar que para controlar os vermes é necessário controlar as pulgas também, isso certamente é verdade. O que acontece é que as pulgas podem ser hospedeiras e transmitir um verme que é conhecido popularmente como “verme chato”.
Alguns medicamentos já trazem essa solução que, ao controlar as pulgas, evitam também a contaminação com o verme Dipylidium caninum. Além disso, eles controlam a infestação no ambiente e possuem ação imediata.
Agora que você já sabe todos os tipos de vermífugos que existem no mercado, converse com seu médico veterinário para saber qual é a melhor opção e dosagem para seu filho de quatro patas poder ficar livre desses parasitas.
COMENTÁRIOS