DICA DA JANA | Conheça um pouco sobre a cozinha vegetariana

O vegetarianismo surgiu há cerca de cinco milhões de anos

Por Dica da Jana - Janaína Ambos 25/10/2019 - 15:11 hs

Olá, leitores!


Hoje vamos falar um pouquinho sobre a cozinha vegetariana.
O vegetarianismo não é um movimento recente, muito pelo contrário, surgiu há cerca de cinco milhões de anos, e já Pitágoras e Platão defendiam a não crueldade com os animais.
Esse movimento foi ganhando força ao longo da história, e antes de 1847 já se dizia que os indivíduos que não ingeriam carnes haviam aderido a um sistema de dieta vegetal, também chamada dieta pitagórica (do sábio grego Pitágoras), que hoje em dia tem um considerável impacto na sociedade.
Relatar quais são os tipos de vegetarianos é uma tarefa extremamente difícil, pois é uma mistura de cultura, filosofia de vida e terminologias que são pouco explicadas e diferenciadas.
Então vamos conhecer um pouquinho dos subtipos de vegetarianismo:

VEGETARIANOS
Não consomem produtos de origem animal, excluem carne e também seus produtos, como ovos e laticínio, ou seja, não se alimentam de nada que envolva sofrimento animal.

VEGETARIANOS SEMIESTRITOS
Adotam uma dieta que exclui quase todos os alimentos de origem animal, abrangendo apenas o mel.

OVO-LACTO-VEGETARIANOS
Alimentam-se de laticínios e ovos, além de produtos de origem vegetal.

OVO-VEGETARIANOS
Incluem os ovos na sua alimentação, mas excluem o leite e todos os demais derivados.

LACTO-VEGETARIANOS
Alimentam-se de laticínios além de produtos de origem vegetal. É a dieta tradicional da população indiana.

PESCO-VEGETARIANOS
Dieta que não exclui o consumo de pescados.

CRUDÍVORO
É um estilo de dieta no qual seus seguidores consomem apenas alimentos crus ou que não passam de temperatura superiores a 40 graus.

FRUGÍVORO
Também conhecido como frutarianos, são os que se alimentam exclusivamente de frutos, como tomate, banana, maçã, etc.

VEGANO
Podemos definir como veganismo uma forma de vida que exclui todas as formas de exploração e crueldade contra o reino animal.
Inclui o respeito por todas as formas de vida. Isto se aplica no uso da prática de viver somente de produtos derivados do mundo vegetal. Isto é, estes são os verdadeiros vegetarianos, pois excluem de sua dieta todos os produtos de origem animal, e vai além de uma simples questão de dieta: é também um estilo de vida, pois adota a proteção dos animais a todas as suas vertentes, incluindo roupas, produtos de higiene pessoal, cosméticos ou qualquer produto que envolvam teste ou exploração animal. Além disso o vegano não pesca, não caça e não aprova a utilização de animais nos circos e zoológicos, rodeios ou touradas.

Espero ter passado um pouquinho de meu conhecimento sobre o assunto e, na semana que vem, vou preparar uma receita bem bacana sobre esse assunto.

Um ótimo final de semana a todos

Janaina da Silva Ambos
Graduanda em Gastronomia da Unicesumar Charqueadas, especializada culinária com mais de 30 cursos pelo Senac e EDUK, técnica em alimentação escolar pelo IFSUL, especializada em congelamento e descongelamento de alimentos pelo SENAC.