Estudo mostra benefícios da cirurgia bariátrica no controle da Diabete

Trabalho realizado por médicos gaúchos foi objeto de publicação internacional referência na área

Por Portal de Notícias 10/11/2017 - 13:26 hs
Foto: Banco de Dados
Estudo mostra benefícios da cirurgia bariátrica no controle da Diabete
Cerca de 70% dos pacientes tiveram os níveis de glicose normatizados no sangue

Dados de pesquisa que abrange a cirurgia bariátrica (popularmente conhecida como cirurgia da obesidade) mostram que aproximadamente 70% dos pacientes obesos e diabéticos que foram submetidos a essa cirurgia tiveram os níveis de glicose normatizados no sangue e, consequentemente, pararam de usar remédios para a diabetes. Foram analisados pacientes que efetuaram o procedimento entre os anos de 2010 e 2013.

O médico, mestre em Gastroenterologia pela UFRGS e coordenador do Exame AMRIGS e da revista científica, Antonio Carlos Weston, ressalta que a pesquisa foi feita em Porto Alegre com pacientes operados na Santa Casa, provenientes do Centro de Tratamento da Obesidade da Santa Casa e da Ingastro (Instituto de Gastroenterologia).

- A pesquisa foi publicada e, portanto, reconhecida como de fundamental importância nos quadros médicos, pela Revista Obesity, a mais importante publicação científica do mundo na área da cirurgia bariátrica – ressaltou.

A base de dados foi utilizada para a Tese de Mestrado do médico Rodrigo Menguer sob a orientação da professora Helena Schmid e co-orientação de Antonio Carlos Weston. A pesquisa completa pode ser obtida no link amrigs.org.br/artigos/artigo_obesity_surg.pdf