Projeto de alunos do IFSul Charqueadas classificado para evento no México

Com o segundo lugar em Ciências da Computação, trabalho vai para a Infomatrix

Por Portal de Notícias 03/11/2017 - 14:05 hs
Foto: Divulgação
  Projeto de alunos do IFSul Charqueadas classificado para evento no México
Trabalho de Eduarda e Cássio está credenciado para a feira no México

Cauê Florisbal

Alunos do IFSul Câmpus Charqueadas, da Escola Municipal Arthur Dornelles, de Charqueadas, e da Escola Municipal Eva Alves, de São Jerônimo, participaram da Mostratec (Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), evento organizado pela Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo. Nesta edição, o evento teve a exposição de mais de 700 trabalhos de diferentes escolas do país e do mundo.

Nenhum dos projetos do IFSul Charqueadas ou das escolas da região foi vencedor neste ano, mas o projeto “Lembrar: software auxiliar de estímulo à memória para portadores de transtornos neurodegenerativos”, dos alunos Cássio Lacerda e Eduarda Soares, se classificou parta a Infomatrix, no México, após ficar em segundo lugar na categoria Ciências da Computação.

Segundo o professor Vinicius Tavares Guimarães, o Campus Charqueadas teve nove trabalhos expostos na Mostratec, envolvendo vinte alunos. Destes, três ficaram entre os premiados. Para ele, o evento foi uma boa oportunidade dos estudantes divulgarem o trabalho desenvolvido no campus.

- Nós tivemos um número significativo de alunos participando da Mostratec. O evento foi muito bom, não apenas em temos de premiação, mas como uma oportunidade de divulgação dos trabalhos e troca de experiências - avalia.

O projeto “Conscientização ambiental”  dos alunos Erick Souza Nebauer, Matheus Carvalho Tavares e Samara Cardoso Scienza, orientado pela professora Guacira Aparecida Tejada Vencato, da Escola Artur Dornelles, de Charqueadas, também teve seu trabalho exposto na feira.

Vencedor da Mocitec deste ano, o projeto a “Morte não é o fim: o conhecimento pode salvar vidas”, dos alunos Elano Tavares do Nascimento, Ellen Tassoni Corrêa Fortes e Márcia Letícia Machado, orientado pela professora Rosângela Kubal da Silveira, da Escola Municipal Eva Alves Pereira, de São Jerônimo, também participou do evento.

 

Projetos classificados na Mostratec

 

Categoria: Ciências da Computação

Projeto: "Lembrar: Software auxiliar de estímulo à memória para portadores de transtornos neurodegenerativos"

Classificação: 2º lugar e credenciamento para a Infomatrix, no México
Alunos: Cássio Lacerda da Costa e Eduarda Soares Serpa Camboim - orientação Prof. Maurício da Silva Escobar

 Categoria: Ciências Sociais

Projeto: "Revolução Cubana: a representação da invasão da baía dos porcos na grande imprensa brasileira”
Classificação: 3º lugar

Alunas: Alice Busatto e Karolayne Recoba – orientação: Prof. Charles Sidarta Machado Domingos

 Categoria: Saúde

Projeto: "Colifree - Alternativa para síndromes dolorosas do período menstrual”
Classificação: 4º lugar

Aluna: Ghiovana Ventura Rosa – orientação: Prof. Josué Michels