Depen avalia novas áreas para presídio federal em Charqueadas e Arroio dos Ratos
Decisão sobre o local da construção pode ser tomada neste final de semana

Técnicos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) estão no Rio Grande do Sul avaliando novas opções de para a construção da unidade prisional federal a ser instalada no estado. Na quarta-feira, 7, a comitiva visitou áreas nos municípios de Charqueadas e Arroio dos Ratos, na Região Carbonífera.
O grupo foi acompanhado pelo secretário adjunto da Segurança Pública, coronel Everton Oltramari, e do superintendente substituto da Susepe, Alexandre Micol.
- Nossa intenção é oferecer opções variadas e qualificadas ao Depen, de modo a garantir agilidade ao processo de implantação do presídio federal no RS - assegurou Oltramari.
Em Charqueadas, os técnicos do Depen conheceram um terreno de aproximadamente 30 hectares. Pertencente ao município, está localizado próximo à Penitenciária Modulada de Charqueadas. Em Arroio dos Ratos, a comitiva esteve em uma área de cerca de 40 hectares, de propriedade do Estado, localizada às margens da BR-290.
A comissão encaminhada pelo departamento conta com profissionais especializados em segurança, logística e engenharia. Na quinta-feira, 8, os técnicos continuaram os trabalhos de inspeção e análise das áreas ofertadas. A intenção do Depen é apresentar a decisão até o final da semana.
- Posso adiantar que os terrenos apresentados possuem características de engenharia favoráveis e observam o rol de especificações apresentado anteriormente. Isso facilita o trabalho - salientou Antonio Correa Fortes, coordenador da comissão.
COMENTÁRIOS