Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,14/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Tribunal de Justiça aceita pedido de recuperação judicial da Ulbra

Decisão suspende, por exemplo, bloqueios de contas da universidade e leilões para pagamento de dívidas

Banco de Imagens
Tribunal de Justiça aceita pedido de recuperação judicial da Ulbra Decisão dá mais tranquilidade à administração
Publicidade

Nesta sexta-feira (13/12), por maioria, a 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça (TJ) acatou recurso da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e aceitou o pedido de recuperação judicial que havia sido negado em primeira instância.
"Deferida tutela de urgência e determinada a expedição de ofício ao juízo de origem para cumprimento, pelo juiz de primeiro grau, das medidas urgentes - conforme disposto no artigo 52, inciso III, da lei de falências", decidiram os desembargadores.
Com a aceitação do pedido, estão suspensos os bloqueios de contas da universidade e os leilões para pagamento de dívidas trabalhistas, com bancos e outros credores que chegam a R$ 2,5 bilhões.
O juiz da 4ª Vara Cível da Comarca de Canoas, onde começou a tramitar a ação, vai nomear um administrador judicial e a Ulbra tem 60 dias para apresentar o plano detalhado de recuperação judicial.
A maior dívida da instituição, no entanto, não entra nesse processo. A Ulbra deve cerca de R$ 4 bilhões em impostos à União e tenta negociar esse passivo.
“É uma decisão que dá mais tranquilidade à administração para melhorar os serviços para alunos e funcionários. Nosso objetivo inicial é colocar em dia os salários dos funcionários”, disse o vice-presidente jurídico da Aelbra, mantenedora da Ulbra, Rogério Malgarin, à Gaúcha ZH.

SALÁRIOS ATRASADOS

A universidade quitou na quinta-feira (12) os salários de outubro dos funcionários e parte da folha de novembro. A primeira parcela do 13º salário ainda não foi paga. Com o pedido de recuperação judicial aceito, segundo Malgarin, o objetivo é manter todos os empregos.
A Ulbra possui 40 mil alunos em diversos Estados e 4 mil funcionários, a maioria no Rio Grande do Sul.

Publicidade

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.