Fala, Professor! 2019 premiou os melhores projetos pedagógicos do Rio Grande do Sul

Entre 1.360 projetos inscritos, de professores de escolas municipais, quatro foram premiados em uma cerimônia emocionante realizada em São Jerônimo

Por Portal de Notícias 13/12/2019 - 18:39 hs
Foto: Patricia Santos
Fala, Professor! 2019 premiou os melhores projetos pedagógicos do Rio Grande do Sul
Professores vencedores da 2ª edição do Prêmio Fala, Professor!

Professores de Mato Leitão, Santiago, Santa Cruz do Sul e Tupandi foram os agraciados com o Prêmio Fala, Professor! 2019, na última quinta-feira (12/12), em uma noite de festa em São Jerônimo, com direito a jantar, show e dança, no Clube 1º de Maio. A premiação distribuiu R$ 5 mil para cada professor e R$ 10 mil para as respectivas escolas, que usarão em investimentos internos.
A segunda edição do Prêmio Fala, Professor! teve crescimento de inscrições de mais de 320%, se comparado ao número de inscritos em 2018. Este ano, 1.360 projetos de 811 escolas de municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina concorreram à premiação promovida pelo empresário Otelio Drebes a projetos educacionais e a professores que fazem a diferença em suas comunidades.
Anfitrião da noite, Otelio Drebes recebeu os convidados com alegria e abraços, entre eles, todos os 12 finalistas – professores de Campo Bom, Canoas, Lajeado, Novo Hamburgo, Restinga Seca e Teutônia –, com suas turmas.
- Vocês deram lição de como faz educação de qualidade. Eu gostaria de deixar o recado para outros empresários: vocês podem ser úteis passando suas experiências para jovens da comunidade, criar projetos para que mais pessoas possam se desenvolver – disse Drebes.
Drebes é um amante da educação e em suas palestras pelo estado sempre prega pela valorização do aprendizado contínuo e, graças a isso, criou o Fala, Professor! em 2018.
- Esse é o mínimo, o pouquinho que estou fazendo da minha vida, dando minha contribuição para a educação - finalizou.
Em parceria com a esposa, Marilene Pires Drebes, que é professora de carreira, ambos propagaram o poder da educação.
- Os vencedores são todos que estão aqui. Não importa a dificuldade que vocês enfrentem, vocês são pessoas que amam o que fazem e fazem bem. Como professora eu digo: me orgulho da minha profissão. Meu muito obrigada a vocês, meus colegas – disse Marilene.

CONHEÇA OS PREMIADOS

Na categoria Educação Infantil, o projeto agraciado foi o projeto “As surpresas dos buracos – vida e potência das minhocas”, da professora Chalimar da Rosa, da Escola Municipal de Educação Infantil Vó Olga, de Mato Leitão. A ação estimula a curiosidade das crianças em relação à natureza e seus elementos. Através disso, os alunos construíram um minhocário e realizam constantes pesquisas sobre a vivência, desenvolvimento e potencialidades das minhocas, possibilitaram grandes aprendizagens, atitudes concretas de solidariedade e cooperação entre crianças, professoras e comunidade escolar.

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Bicampeã, a EMEF Sebastião Colpo, de Santiago, foi agraciada pela segunda vez, dessa vez com o projeto “Movimentação”, da professora Cleide dos Santos, na categoria Anos Iniciais. Através de oficinas, os alunos transformam objetos recicláveis em subsídios à prática de diferentes modalidades dentro das aulas de educação física, como a esgrima, o golfe, beisebol, além de brincadeiras diferenciadas que potencializam as habilidades manipulativas, estabilizadoras e locomotoras das crianças, de uma maneira lúdica e divertida. Segundo Cleide, é uma forma de conscientizar os alunos acerca do reaproveitamento de objetos presentes no dia a dia, fomentando o espírito responsável, além despertar a criatividade. Com os recursos criados, foi possível vivenciar práticas que muitas vezes estão distantes da escola, possibilitando o conhecimento e apreciação das crianças por diferentes modalidades esportivas, conectando-as a uma nova realidade através do movimento.

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Na categoria Anos Finais, a professora Betânia Mahl, de Santa Cruz do Sul, foi agraciada, o projeto “Expoagro Afubra – Agricultura e meio ambiente”, da EMEF Luiz Schroeder tem como objetivo instigar o aluno a refletir sobre ações concretas para melhoria do meio ambiente, analisando a vida no meio rural, sendo que a escola está localizada em área urbana. Segundo Betânia, os resultados já estão sendo alcançados e a escola usufrui dos produtos plantados e colhidos na horta escolar, sem agrotóxico, na merenda e nas festividades promovidas pela comunidade escolar. Já houve a construção da composteira e há ações de recolhimento de óleo saturado, de latinhas, de lacres e tampinhas plásticas para doação a ONGs. Brinquedos também são confeccionados com uso de materiais recicláveis para uso das crianças das séries iniciais.

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Com votação popular, a categoria especial Música, alegria na escola alcançou 150 mil votos únicos, agraciando o projeto "O Estúdio da Escola", do professor Lindomar Pundrich, da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Francisco, de Tupandi. O objetivo é trazer para dentro da escola a possibilidade de aprender sobre os mais diferentes conceitos da produção de música, principalmente por meio da composição, que é apresentada por diferentes metodologias ativas aos alunos. Compor música proporciona a oportunidade de refletir e tomar decisões a respeito de aspectos inerentes. Gravar o que se compõe faz com que, quase imediatamente, se tenha a resposta sonora, o resultado, que abre portas para novas reflexões. Dentre os resultados, o professor citou a aquisição de habilidades pelos alunos referentes à prática de composição, como ser capaz de escrever versos e musicá-los, fazer paródias e inventar jogos musicais.

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Os critérios de avaliação dos projetos abrangeram o envolvimento dos estudantes no projeto, a criatividade, inovação desenvolvimento do espírito de cooperação e civilidade, além de benefícios à comunidade local e impacto social. A comissão avaliadora contou com mais de 140 especialistas em educação.