Reitor da Ulbra confirma extinção de cursos na modalidade presencial no RS

Ricardo Willy Rieth atribui medida a mudanças na regulação do ensino superior brasileiro

Por Portal de Notícias 12/12/2019 - 19:10 hs
Foto: Alex Sampaio / DreamWork / Divulgação
Reitor da Ulbra confirma extinção de cursos na modalidade presencial no RS
Não há informações sobre o campus de São Jerônimo

 

O reitor da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Ricardo Willy Rieth, confirmou em entrevista à Rádio Guaíba, nesta quinta-feira (12/12), a extinção de cursos na modalidade presencial nos campus do Rio Grande do Sul. Em contrapartida, segundo Rieth, 18 novos cursos devem ser criados na modalidade Ensino à Distância (EAD) semipresencial no ano que vem. Dentre eles, alguns egressos da modalidade presencial como, por exemplo, Jornalismo, Pedagogia e Enfermagem.
Segundo o reitor, a retirada de uma série de graduações da modalidade física obedece a uma adequação a mudanças na regulação do ensino superior brasileiro desde o final de 2017. Para ele, a medida é positiva uma vez que oportuniza aos acadêmicos a oportunidade de cursar mais disciplinas paralelamente.
- É uma certa transição importante que estamos vivendo hoje. Estamos encerrando cursos presenciais, mas estamos mantendo-os na modaldiade EAD. É o que estão fazendo boa parte das Instituições (de ensino) no país - justificou.
Segundo Ricardo Willy Rieth, os alunos atualmente matriculados na modalidade presencial não sofrerão nenhuma interferência até a conclusão da graduação. Entretanto, eles terão a opção de migrar para a modalidade EAD semipresencial a partir de 2020. A mudança não trará alteração ao valor da mensalidade.
-------------
LEIA TAMBÉM
Ulbra São Jerônimo traz 14 novos cursos para 2020
---------------
De acordo com Rieth, a opção de modalidade vai ao encontro com o novo comportamento do estudante da Ulbra. Com o novo formato, o reitor prevê uma tendência de que os alunos se matriculem em mais disciplinas e terminem a graduação em um período mais curto. Atualmente, a Ulbra RS possui 21 cursos EAD. A modalidade é ofertada pela universidade desde 2005.
Até a publicação desta matéria, não havia informações relativas especificamente ao campus de São Jerônimo. A instituição entra em férias coletivas no período de 19 de dezembro a 5 de janeiro.

DCE FOI PEGO DE SURPRESA

Uma nota divulgada pela Diretoria dos Centros Acadêmicos (DCE) informa que os estudantes foram pegos de surpresa pela extinção de 25 cursos e manifesta preocupação também com os bolsistas do Prouni. Ainda não há confirmação de quais foram extintos.

Leia a nota do DCE:

“Nesta semana tivemos a extinção de mais de 25 cursos de todos os campi da Ulbra no RS, em reunião do Conselho Universitário, pegando de surpresa todas e todos os estudantes da universidade. A convocação da reunião e as pautas foram enviadas com menos de uma semana de antecedência e não apresentava quais eram os cursos a serem extintos.
“Esta decisão se deu por uma proposta da mantenedora da universidade de transformar todos os seus cursos em modalidade EAD, formato Semipresencial, acabando com cursos presenciais de qualidade e excelência. Isto afeta a entrada de novos estudantes que ingressariam nos próximos semestres, mas também quem já está matriculado, em especial os Prounistas, pois muitos cursos estão se tornando semipresenciais”.
“Se você é bolsista do Prouni e seu curso foi extinto, preencha este formulário para que possamos fazer um levantamento de quantos estudantes poderão ser afetados por esta decisão. Mais informações pelo email [email protected] ou nas nossas redes sociais.”
https://forms.gle/1TG98MuqWuMkL2Ek6