General Câmara ingressa na Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo

Sem deixar a Asmurc, município passa a integrar duas associações por estar inserido em uma série ações e propostas da região do Vale do Rio Pardo

Por Portal de Notícias 10/12/2019 - 11:00 hs
Foto: Ascom / Pref. General Câmara
General Câmara ingressa na Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo
Helton Holz Bareto, prefeito de General Câmara

Durante a assembleia da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), realizada na última sexta-feira (6/12), em Mato Leitão, o município de General Câmara anunciou o desejo de voltar a integrar a Amvarp e também o Cisvale. A inclusão foi aprovada por unanimidade e com aplausos.

- Vamos participar da Amvarp porque o nosso Corede é do Vale do Rio Pardo. O nosso policiamento é do Vale do Rio Pardo. A nossa região é dividida, por isso vamos fazer parte das duas associações, General Câmara tem interesse pelos dois lados - afirmou o prefeito Helton Holz Barreto (leia abaixo).
Com a inclusão de General Câmara, a Amvarp passa a contar com 16 municípios associados.
A  reunião também foi marcada por discussões relacionadas a temas como as mobilizações municipalistas ocorridas em Porto Alegre e em Brasília para reivindicar, principalmente, a posição contrária ao projeto do governo federal que prevê a extinção dos municípios com menos de 5 mil habitantes e receita própria inferior a 10% da receita total.

DUAS PERGUNTAS PARA:

Helton Barreto, prefeito de General Câmara

Quais os motivos que levaram o Município de General Câmara a deixar a Asmurc e ingressar na Amvarp? Quando será oficializada a mudança?
- O município não deixou a Asmurc. Nós vamos participar da Amvarp, porque o nosso Corede é do Vale do Rio Pardo. O nosso policiamento é do Vale do Rio Pardo. A nossa região é dividida, por isso vamos fazer parte das duas associações, General Câmara tem interesse pelos dois lados. Em momento nenhum nós vamos deixar a Associação dos Municípios da Região Carbonífera, pois temos um trabalho construído junto às demais prefeituras, com uma forte liderança e com diversos projetos, inclusive de fortalecimento do turismo. Temos uma ótima parceria com todos os prefeitos da Asmurc. Não haverá mudança, a nossa entrada na Amvarp não excluí a nossa participação na Asmurc. Eu não mudei de região, a minha região é a Carbonífera. Cito, como exemplo, a prefeitura de Vale Verde que hoje faz parte das duas associações. Hoje a Região Carbonífera está toda dentro da Região Metropolitana, e nós estamos dentro do Vale do Rio Pardo, por isso o nosso interesse em participar da Amvarp, por uma questão de estarmos inseridos em uma série ações e propostas desta região, e até então não tínhamos contato com prefeitos da Amvarp. Agora estamos associados tanto a Asmurc, como a Amvarp, algo que é perfeitamente legal.

Helton Barreto é uma liderança que desponta positivamente na região Carbonífera. A mudança de região poderia visar, também, a conquista de novos espaços políticos para um voo  mais alto, como uma futura candidatura a deputado?
- Sobre projetos políticos, o futuro a Deus pertence, hoje eu sou pré-candidato a prefeito do meu município. Sobre candidatura de deputado ainda não é o foco, o objetivo são as eleições municipais do ano que vem.