Empreendedorismo: Ulbra São Jerônimo sedia o primeiro Startup Weekend da região Carbonífera

Evento acontece no próximo final de semana, em três dias de trabalho que envolverão cerca de 150 pessoas, entre participantes, organizadores, mentores e investidores

Por Portal de Notícias 18/11/2019 - 08:56 hs
Foto: Divulgação

Carla Miller Trainini


Incentivar o empreendedorismo e estimular pessoas a saírem da zona de conforto, esse é o propósito do Startup Weekend São Jerônimo, evento que acontecerá no campus da Ulbra São Jerônimo no próximo final de semana e que promete agitar a Região Carbonífera.
Nos dias 22, 23 e 24, cerca de 100 participantes das mais variadas idades e profissões serão desafiados durante 54 horas em uma competição de ideias e produtos, a fim de buscar soluções diferenciadas para problemas reais e lançar startups no mercado.
Criado pela Techstars e apoiado por empresas como a Google for Startups, o encontro tem como objetivo inspirar e capacitar pessoas, equipes e comunidades, com o foco em proporcionar oportunidades de negócios. O evento já aconteceu mais de 2,9 mil vezes pelo mundo, formando cerca de 23 mil equipes e promovendo a criação de aproximadamente 8 mil startups. No Rio Grande do Sul,  São Jerônimo encerra as realizações do encontro em 2019, quando foram promovidos 20 eventos no Estado.
De acordo com Fábio Giulian Marques, integrante da equipe organizadora, serão três dias de muito trabalho que envolverão em torno de 150 pessoas, entre participantes, organizadores, mentores e investidores.
- De sexta a domingo os participantes serão desafiados a validar suas ideias no mercado, construir o modelo de negócios e desenvolver um protótipo para apresentar a uma banca de investidores, tudo com o auxílio de especialistas que acompanharão cada passo dado. O evento encerra com a apresentação, que precisa ser criativa, sucinta e convincente para poder conquistar os investidores – explica Marques, professor universitário e empresário que venceu este mesmo modelo de evento em Canoas, no mês de junho, e que resultou em uma Startup ativa no mercado.


INSCRIÇÕES ABERTAS
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site https://www.sympla.com.br/techstars-startup-weekend-sao-jeronimo__631233. O passaporte custa R$120,00, com a possibilidade de o valor ser parcelado em até três vezes no cartão de crédito. O investimento garante ao participante alimentação completa durante os três dias, camiseta, premiação, networking e mentorias. Demais informações podem ser encontradas na página Startup Weekend São Jerônimo.

LEIA TAMBÉM
Ulbra São Jerônimo apresenta os melhores projetos da 3ª Startup Weekend Canoas

>> #SWsaojeronimo
O que acontece no final de semana:

* SEXTA-FEIRA, 22/11
O primeiro dia do evento é composto pela apresentação da equipe organizadora, mentores, patrocinadores e do cronograma das atividades previstas para as 54 horas de duração de imersão total no mundo dos negócios.
Após dinâmicas de integração entre os participantes, acontece a apresentação das ideias ao grande grupo. Cada participante terá um minuto para contar o que pensa e logo após é feita a votação. As ideias que mais agradarem serão selecionadas para virar negócio nas próximas horas e os grupos de trabalho serão formados. Não é necessário apresentar ideia para participar.

* SÁBADO, 23/11
O próximo passo é colocar a mão na massa, baixar a cabeça e trabalhar. Com os times formados, as equipes passarão a receber dicas dadas pelos mentores para começar a desenvolver suas ideias. Os participantes deverão definir seus modelos de negócio e descobrir qual público querem atingir para que seja possível validar a ideia com clientes potenciais. No decorrer do dia, a cada fase de desenvolvimento acontecerão palestras e atividades envolvendo o grande grupo.

* DOMINGO, 24/11
Depois de passar as últimas horas ajustando diversos detalhes com os mentores, no domingo é chegado o momento de chamar a equipe para descobrir quem vai ser o talento do grupo capaz de apresentar a startup para uma banca de investidores e convencê-la de que a ideia é boa. Este terá alguns minutos para a apresentação da proposta de negócio, enquanto que a banca também terá seu tempo para fazer questionamentos. A atividade é conhecida como "pitch", a reta final do evento, que encerra quando os investidores definirem quais as três equipes campeãs que terão a chance de decolar a partir da segunda-feira.

IMPORTANTE
O Startup Weekend São Jerônimo é uma realização de professores e coordenadores da Ulbra São Jerônimo, em parceria com a Comunidade RS e apoio estadual do Sebrae. O evento é patrocinado pelas empresas Tknet, Copelmi Mineração Ltda, CNA – Inglês Definitvo, Sp Produções, Fulbra, Portal de Notícias, Biotech - Soluções Ambientais, SAFWeb, Projetinox, Site - Informática e Cursos, Action - Gestão Empresarial, Manus Bar, Espaço Mandacaru, Hangar Center, Acaso Shopping, Redemac, BM Araújo, Organizare Consulting e SQ Group Engineering.

O QUE ELE DISSE

“O Startup Weekend São Jerônimo vai oferecer a oportunidade de aprender como criar uma empresa de verdade. É uma experiência extraordinária em uma grande corrida contra o tempo, exatamente como funciona o mercado de trabalho. Promover um evento deste porte na Ulbra São Jerônimo é colocar a região Carbonífera na rota mundial das criações de Startups, uma incrível chance de descobrir talentos nesse encontro de imersão total no mundo dos negócios”.

Fábio Giulian Marques, professor da Ulbra São Jerônimo que integra a equipe de organização do SW São Jerônimo e um dos co-fundadores da startup Auto Limpo.

>> POR DENTRO
Techstars Startup Weekend

- Startup Weekend (SW) é um evento idealizado pela empresa Techstars, que vem proporcionando a milhares de pessoas pelo mundo a aproximação entre brilhantes ideias e demandas de mercado.
- Oferece a oportunidade de aprender como criar uma empresa real, dando a chance aos participantes de conhecerem os melhores mentores, investidores, cofundadores e patrocinadores que estão prontos para ajudar no que for preciso durante e depois do evento.
- É voltada para pessoas com mentes inquietas e que queiram apresentar soluções para problemas de quaisquer naturezas.
- Proporciona aos participantes a chance de experimentarem os altos e baixos e também a pressão que compõem a vida em uma startup.
- Além de muito conhecimento, o evento propõe networking, mentorias e troca de ideias sobre como construir um modelo de negócio.
- Qualquer pessoa a partir dos 16 anos pode participar para expor sua ideia e receber auxílio de especialistas e feedback dos demais participantes.