Enem: o que esperar do segundo dia de provas

No domingo, estudantes de todo o país farão as provas de matemática e ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio

Por Portal de Notícias 08/11/2019 - 11:27 hs
Foto: Banco de Imagens
Enem: o que esperar do segundo dia de provas
Candidatos devem preencher a prova com caneta de tinta preta

Neste domingo (10/11), estudantes de todo o país farão as provas de matemática e ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas do último domingo (3/11) podem dar indícios de como será esse segundo dia de exame, de acordo com professores entrevistados pela Agência Brasil.
Segundo a tendência do primeiro dia de exame, a prova está prometendo ser um pouco menor, com textos mais enxutos. Mas isso não pode fazer com que os estudantes descuidem da interpretação de texto.
- É importante buscar nos textos partes que importam [para a resolução da questão] e não sejam levados por palavras que não servem para nada - diz o professor de física Leonardo Gomes, do curso online Descomplica.
No segundo dia de aplicação, os estudantes terão meia hora a menos, ou seja, cinco horas para resolver todas as questões da prova. Isso significa, de acordo com Gomes, que terão, em média, três minutos para cada questão.
- O desperdício de tempo é um grave problema. A cada 30 minutos, quando o fiscal tirar o papelzinho do tempo, o candidato tem que ter marcado 10 questões -  recomenda o professor.
Para isso, a dica é buscar sempre as questões mais fáceis e, depois, voltar nas questões difíceis.
No segundo dia de prova, é importante também repetir o que funcionou no primeiro, segundo o professor.
- Distribuição do tempo de prova, chegada ao local do exame. Fazer do mesmo jeito para não ter problema e não chegar atrasado. Ir com calma, que vai dar tudo certo - sugere o professor de matemática do colégio Marista João Paulo II, em Brasília, Leonardo Simões.
Nessa reta final, a recomendação de Simões é que os estudantes façam o que os deixar mais tranquilos.
- Cada estudante tem um método. Alguns relaxam estudando e alguns saindo. Tem que identificar o que mais satisfaz para a realização do exame no domingo - diz.
Para quem se sente melhor preparado estudando, uma dica é fazer questões de provas antigas. O professor recomenda a revisão dos seguintes conteúdos: razão, proporção, porcentagem, geometria plana - áreas de figuras planas, geometria espacial - volume dos sólidos geométricos, probabilidade, estatística e funções.

NA HORA DA PROVA

Na hora da prova, de acordo com o professor de química, Allan Rodrigues, do Descomplica, para quem estiver nervoso, exercícios de respiração podem ajudar.
- A minha dica inicial, de cara, para controlar o emocional na prova, é a respiração. A respiração oxigena o cérebro e faz com que o estudante fique mais tranquilo. Caso se sentir nervoso, pare, feche os olhos, respire fundo. Isso reduz os batimentos cardíacos. Se estiver muito abalado, tome água, vá ao banheiro - diz.
É um dia de muita conta, com matemática, física, química, biologia. Então, as pessoas têm que ir preparadas para fazer contas.
- E, com isso, acho que a grande estratégia é pensar que já que vai fazer muita conta, tentar dissolver as questões que envolvem mais números com questões teóricas, de biologia, por exemplo - recomenda.
Aos estudantes que estão ainda nervosos com o desempenho no primeiro dia, Rodrigues reforça:
- O que passou, passou. Não tem como prever a nota - diz.

ENEM 2019

O Enem começou a ser aplicado no último domingo (3), quando 3,9 milhões de participantes fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Aqueles que faltaram no primeiro dia, podem fazer o exame neste domingo, mas a prova servirá apenas para autoavaliação.
As regras do exame são as mesmas do último domingo. Os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h, no horário de Brasília. A prova deve ser preenchida com caneta de tinta preta. O gabarito oficial do Enem será divulgado no dia 13 de novembro.

RETA FINAL

Para se preparar para o Enem, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) disponibiliza, gratuitamente, o portal Questões Enem. Lá os estudantes têm acesso a questões que foram aplicadas no Enem de 2009 a 2018.
O candidato faz um cadastro e pode escolher inclusive a área de conhecimento que deseja treinar. O site então sorteia as questões e o estudante recebe depois um gabarito online para avaliar o desempenho.