Trabalho de alunos do IFSul Charquedas é premiado na Mostratec

Evento é considerado um dos maiores da América Latina

Por Portal de Notícias 29/10/2019 - 19:11 hs
Foto: Divulgação
Trabalho de alunos do IFSul Charquedas é premiado na Mostratec
Amanda Rodrigues e Pedro Silva Mietlicki

A vontade de transformar o mundo através do conhecimento é o que inspira estudantes a se reunirem na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em Novo Hamburgo, para trocar experiências e trabalhar em soluções de problemas locais e globais. A mostra organizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, aconteceu na semana passada e encerrou na quinta-feira (24/10). A 34ª edição teve um recorde de projetos inscritos: foram 755 trabalhos formulados por cerca de 2,3 mil alunos de 21 países e de todos os Estados do Brasil. Nos estandes, idiomas de todo o mundo e sotaques de todo o Brasil deram o tom do evento, que é considerado um dos maiores do segmento na América Latina.

E, mais uma vez, a região esteve presente e teve um trabalho do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Charqueadas premiado. O projeto intitulado "Ada - Ambientes Seguros para Mulheres", desenvolvido pelos  estudantes Amanda Rodrigues e Pedro Silva Mietlicki, sob orientação do professor Gabriel Souza Ribeiro e coorientação da professora Daniela Medeiros de Azevedo, condecorado com a quarta colocação na categoria Ciência da Computação, recebendo credenciamento como finalista para a FEMIC - Feira Mineira de Iniciação Científica.
O coordenador de Pesquisa do câmpus,  Vinícius Guimarães comenta a participação do Instituto no evento.
- A participação na Mostratec 2019 foi, mais uma vez, uma experiência incrível. Além de muita troca de experiências e aprendizado, nossos estudantes tiveram a oportunidade de demonstrar suas habilidades no desenvolvimento de projetos muito qualificados, de pesquisa científica e inovação tecnológica – avalia.
Guimarães destaca a diversidade de temáticas abordadas pelos diferentes projetos que, para ele, é fruto do Ensino Médio Integrado, que possibilita aos estudantes uma formação ética, técnica, criativa e humanística, propiciando ao egresso ser um cidadão responsável, empreendedor, investigador e crítico.
- Entendemos que tais características e valores são fundamentais para nossa construção enquanto sociedade e nação. Se pretendemos, em algum momento, estar na vanguarda do conhecimento, precisamos, sem nenhuma dúvida, investir em educação pública, gratuita e de qualidade. Os resultados são concretos e tangíveis – diz.

TRANSPORTE PRECÁRIO NA REGIÃO

Segundo Guimarães, outro ponto importante a ser destacado é que Amanda e o Pedro não residem em Charqueadas, mas em Minas do Leão e Butiá, respectivamente. Para ele, isso merece destaque primeiro porque materializa a abrangência do IFSul Câmpus Charqueadas, que está situado em Charqueadas, porém tem como missão atender toda a Região Carbonífera. Segundo, mas não menos importante, é o fato que, para participarem da Mostratec eles tiveram que buscar hospedagem em Porto Alegre (com menor custo) e fazer campanhas para angariar recursos para ajudar nessas despesas.
- Mas por qual motivo eles fizeram isso se o ônibus do Câmpus levou os estudantes participantes todos os dias ao evento? Pelo simples fato de não ter transporte de Charqueadas para Minas do Leão e Butiá no início do dia e ao final da noite. Em um primeiro momento esse tema não parece ter relação com pesquisa e educação. Porém, temos inúmeros casos de estudantes que desistem de estudar ou fazer projetos pela precariedade e indisponibilidade de horários do transporte público da nossa região. Por isso, aproveito a abrangência e credibilidade do Portal de Notícias para fazer este apelo. Que nossos governantes e os órgãos reguladores olhem para esse problema. Temos certeza que isso não está afetando apenas o IFSul, mas todo o ecossistema dos nossos municípios - finaliza.

PROJETOS DO CÂMPUS NA MOSTRATEC 2019



- Ada - Ambientes Seguros para Mulheres
Por: Amanda Rodrigues, Pedro Henrique Silva Mietlicki
Orientador: Gabriel Ribeiro
Premiação: quarta colocação na categoria Ciência da Computação e credenciamento para a FEMIC - Feira Mineira de Iniciação Científica.

- História do Movimento LGBT+: a rebelião de Stonewall
Por: Nicole Ruiz Pinheiro, Vinícius da Silva Gregory, Ísis Franco Costa
Orientador: Charles Sidarta Machado Domingos

- A dissolução da União Soviética na imprensa brasileira
Por: Hernani Santos de Oliveira
Orientador: Charles Sidarta Machado Domingos

- A polissemia da expressão “Fake News”
Por: Maria Eduarda Carvalho Lemos, Vítor Petinelli Gomes e Lucas Borges Vargas
Orientador: Rafael Padilha

- BlindChess - Xadrez para Deficientes Visuais
Por: Daniel Wojkosciki e Iann Ortnau
Orientador: Carlos Souza