Joel Maraschin é o novo comandante dos vereadores do MDB no estado

A associação representa 1.168 vereadores emedebistas de todo o Rio Grande do Sul, que atuam em 447 cidades do estado

Por Portal de Notícias 30/08/2019 - 08:45 hs
Foto: Divulgação / MDB
Joel Maraschin é o novo comandante dos vereadores do MDB no estado
Eleição ocorreu na noite desta quinta-feira, em Porto Alegre

Os vereadores do MDB gaúcho estão sob novo comando. Joel Maraschin, de Butiá, foi eleito presidente da Associação de Vereadores para a gestão 2019/2021 pela chapa de consenso Politizar Rio Grande. A eleição, por aclamação, ocorreu na noite desta quinta-feira (29), na Câmara de Porto Alegre.
Maraschin substitui Guto Scherer, de Igrejinha, que presidiu o órgão pelos últimos quatro anos (duas gestões). A associação representa 1.168 vereadores emedebistas de todo o Rio Grande do Sul, que atuam em 447 cidades do estado.
O desafio do novo comandante será o de preservar o patrimônio do MDB como partido líder do RS na representação parlamentar municipal.
- Sabemos que a legenda teve um baque em 2018. Desta vez, na eleição municipal, temos o compromisso de manter essa expressiva representação. A força do partido se mede pelo Parlamento - sustenta Maraschin.
Ele acrescentou que o partido precisa definir sua ideologia, o que passa pela escolha da nova presidência nacional do MDB.
- O partido precisa voltar a se conectar com a sociedade - alertou o novo presidente.
O ponto alto do encontro foi a chegada do ex-governador José Ivo Sartori. Recebido sob aplausos e com o grito de guerra “O Gringo tá certo”, Sartori também falou sobre o futuro do MDB. Sobre a renovação do comando nacional, prevista para ocorrer na convenção do dia 6 de outubro, o ex-governador alertou que o projeto é mais importante do que a indicação de nomes.
- Antes de apontar um nome, tem que saber qual é o programa que o partido defende para a sociedade. História se perde - refletiu Sartori.
Ele ainda defendeu que a sigla precisa superar o pragmatismo e o individualismo e voltar a pensar no coletivo. Para os vereadores, disse que o cargo carrega o maior sentido da política – o de fazer o bem comum –, e sustentou que os parlamentares tenham responsabilidade com o futuro.
O deputado Alceu Moreira, presidente do MDB gaúcho, reforçou o compromisso que a legenda tem com o futuro do país. Destacou que deve assumir definitivamente a postura de verdadeiro partido de centro, responsável pelas reformas que o Brasil tanto precisa.

PERFIL DO NOVO PRESIDENTE

Joel Ernesto Lopes Maraschin, 31 anos, é vereador de primeiro mandato em Butiá, município da região Carbonífera. Jornalista, empresário e com intenso trabalho comunitário, é membro fundador do grupo Bombeiros Voluntários, vocação que lhe rendeu, anos antes, formação como piloto de helicóptero profissional e integração em um projeto pioneiro no Brasil de criação de Brigada Aérea de Combate a Incêndios Florestais. Os Bombeiros Voluntários de Butiá recentemente venceram desafio do programa Caldeirão Huck, da TV Globo, recebendo premiação de R$ 232 mil, valor aplicado em melhorias para atender à sua população.

EXECUTIVA ELEITA PARA A GESTÃO 2019/2021

Presidente: Joel Maraschin (Butiá)
Vice-presidente: Lucimar Magon (Serafina Corrêa)
Secretário-geral: Alan Vieira (Gravataí)
Secretário-adjunto: Eduardo dos Santos (Fontoura Xavier)
1º Suplente: Ricardo Adamy (Ijuí)
2º Suplente: Luciano Zanetti (Canguçu)

DE OLHO EM 2020


Pensando no próximo processo eleitoral - que sofrerá importantes mudanças na legislação -, o MDB gaúcho promoveu, simultaneamente na noite desta quinta-feira, também a preparação de seus potenciais candidatos com o Seminário Direito Eleitoral - De olho em 2020. Foram palestrantes os advogados Fernando Knoerr, Doutor em Direito do Estado, e Milton Cava, consultor jurídico do MDB-RS.

PRESENÇAS

O encontro foi prestigiado pelo presidente do Diretório Estadual, deputado federal Alceu Moreira, pelos ex-governadores José Ivo Sartori e Germano Rigotto, pelos deputados estaduais Gabriel Souza, Sebastião Melo e Tiago Simon. Também marcaram presença o ex-senador José Fogaça, os presidentes dos núcleos de apoio Patrícia Alba (Mulheres), Norton Soares (Juventude), Deodoro Gomes (Cultura), do prefeito de São José do Inhacorá, Gilberto Pedro Hammes, do presidente da Fundação Ulysses Guimarães, João Alberto Machado, entre outros líderes.