Charqueadas: cadastramento biométrico dos eleitores encerra dia 11 de setembro

Faltando 13 dias úteis, apenas 61% do eleitorado fez o procedimento obrigatório. Não há mais horários disponíveis para agendamento em agosto

Por Portal de Notícias 23/08/2019 - 15:49 hs
Foto: Marcos Essvein
Charqueadas: cadastramento biométrico dos eleitores encerra dia 11 de setembro
Filas começam a se formar em frente ao Cartório Eleitoral

Faltando 13 dias úteis para o término do prazo para o cadastramento biométrico obrigatório, apenas 61,2% dos eleitores da cidade de Charqueadas realizaram o procedimento. Conforme determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS), o prazo iniciou no dia 11 de março e se encerra em 11 de setembro. Até hoje, 15.379 dos 25.124 eleitores do município compareceram ao Cartório da 50ª Eleitoral, em São Jerônimo.

As filas já começam a se formar porque, de acordo com o chefe do Cartório, Luciano França de Britto, está muito próximo de se esgotar a capacidade média de atendimentos diários, que é de aproximadamente 240 pessoas. Britto reforça que não existe previsão de novos plantões de final de semana ou, ainda, que o horário de atendimento seja estendido. O Cartório conta com estagiários que trabalham seis horas diárias para fazer os atendimentos e não é permitido ampliar este horário. Por questões técnicas, também não haverá atendimento externo em Charqueadas.

AGENDAMENTO ESGOTADO PARA AGOSTO

A melhor opção para o eleitor não enfrentar filas é o agendamento no site do TRE-RS, o que garante o atendimento no horário marcado, independentemente de haver ou não filas. Porém, devido à grande demanda, para o mês de agosto não há mais horários disponíveis. Quem quiser arriscar, pode comparecer ao Cartório e aguardar que surja alguma vaga no final do expediente. O agendamento para o mês de setembro ainda não foi aberto no site do TRE/RS.
Também é importante que as pessoas compareçam no horário agendado porque a ausência acaba prejudicando outros eleitores. Um exemplo foi o plantão realizado nos dias 3 e 4 de agosto, quando 240 pessoas agendaram o atendimento e 70 não compareceram.

IMPORTANTE

O eleitor que por algum motivo já fez o título de eleitor com o cadastramento biométrico não precisa fazer novamente. Assim, quem tiver a inscrição “IDENTIFICAÇÃO BIOMÉTRIA” no canto superior direito do documento está dispensado.


VOCÊ PRECISA SABER

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
O horário de atendimento co Cartório Eleitoral é entre 11h e 18h, de segunda a sexta-feira. O Cartório fica na Rua Ramiro Barcelos, 403 – fundos do banco do Sicredi de São Jerônimo.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA
- Um documento de identidade com foto (pode ser Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Carteira Funcional, Passaporte). A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vale para o cadastramento biométrico, mas não vale para fazer o título pela primeira vez porque não tem a cidade de nascimento;
- Um comprovante de residência (pode ser conta de luz, conta de água, contrato/recibo de aluguel, conta telefônica, carnê no IPTU, fatura de cartão de crédito) atualizado, devendo ter sido emitido há no máximo três meses;
- Título de eleitor e CPF (opcionais).

O QUE ACONTECE COM QUEM SE NÃO SE CADASTRAR
O eleitor que não fizer o cadastramento biométrico terá o título cancelado e será impedido de votar, além de outras sanções. Por exemplo, quem passou em concurso público ou obteve vaga em universidade federal, não pode ser chamado porque está em dívida com a Justiça Eleitoral. Também pode ser trancada a emissão de passaporte ou liberação de financiamento habitacional.