OAB/RS promove audiência pública sobre a Política Estadual do Carvão Mineral

Evento visa debater e prestar esclarecimentos para a sociedade sobre a criação de um Polo Carboquímico no RS

Por Portal de Notícias 22/07/2019 - 09:55 hs
Foto: Carla Miller Trainini / Banco de Dados
OAB/RS promove audiência pública sobre a Política Estadual do Carvão Mineral
Evento visa debater e prestar esclarecimentos sobre a criação de um Polo Carboquímico

No dia 19 de agosto, a partir das 13 horas, será realizada a “Audiência Pública sobre a Política Estadual do Carvão Mineral”. O encontro acontece na sede da OAB/RS e faz parte da programação do Mês da Advocacia.

A audiência pública tem por finalidade promover debates com a sociedade sobre a criação e implementação da Política Estadual do Carvão Mineral instituída pela Lei Estadual 15.047, de 29/11/2017, e regulamentada pelo Decreto Estadual 54.136, de 03/07/2018, especialmente quanto aos reflexos dessas normas no meio ambiente.
De acordo com o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, a instituição tem compromisso com as pautas cidadãs e deve seguir ampliando o debate sobre as práticas ambientais.
- A Ordem gaúcha vem constantemente promovendo debates para a ampliação de conhecimento na área ambiental. Temos um compromisso institucional com o tema, sendo a iniciativa fundamental para a mudança de comportamento da sociedade - afirmou.
Segundo a presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS e organizadora do evento, Marília Longo, esta é uma oportunidade de debater e prestar esclarecimentos para a sociedade sobre a iniciativa do Governo do Estado de criação de um Polo Carboquímico no RS.
Entre os convidados da audiência estão o Governo do Estado do RS, SEMA/FEPAM, outras secretarias envolvidas, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, IBAMA, ANM, CPRM, UFRGS, Assembleia Legislativa, FIERGS, prefeitos e presidentes das câmaras dos municípios envolvidos no projeto.

AGENDA DA AUDIÊNCIA
13h – Registro de presença, identificação e inscrição para fala.
13h30 – Abertura do evento pela Comissão de Direito Ambiental.
14h – Apresentações técnicas (mesa):
15h30 – Será dada a palavra aos representantes de: Órgãos Públicos, Associações Civis, Estabelecimentos de Saúde, Conselhos, Universidades e Movimentos Sociais Organizados, que compuserem a mesa, ou inscritos até o dia 16 de agosto de 2019 pelo e-mail [email protected], observado o limite de 18 inscrições com cinco minutos para cada intervenção.
17h – Será assegurada a palavra aos presentes à Audiência que se inscreverem no decorrer do evento, observado o limite de dez inscrições com três minutos para cada intervenção.
17h30 – Avaliação geral do evento, com informes acerca dos encaminhamentos e encerramento.