Empresários pedem o fim da mão única no Centro de São Jerônimo

Comerciantes alegam prejuízos com a queda do movimento em seus estabelecimentos

Por Carla Trainini 21/05/2019 - 09:46 hs

Empresários pedem o fim da mão única no Centro de São Jerônimo
Mudança no trânsito representa queda de até 40% no faturamento, segundo Ademilson Schmitt.

Na sessão da Câmara de Vereadores de São Jerônimo desta segunda-feira (20), foi aprovada proposta da vereadora Elisa Mara Rocke de Souza (PTB) para a realização de audiência pública, com a presença do Executivo Municipal, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e comunidade, para rediscutir o sistema binário de trânsito implantado no Centro da cidade.

No início da sessão, o empresário Ademilson Schmitt, proprietário do Restaurante Recantu´s, representando os demais empresários presentes à sessão, usou a tribuna popular para expor os problemas que os comerciantes passaram a enfrentar depois da implantação do novo sistema de tráfego nas ruas Ramiro Barcelos e Coronel Soares de Carvalho.

Segundo ele, os empresários estão sofrendo queda de até 40% no faturamento. Alguns já atrasam salários e outros podem até fechar as portas devido à queda no movimento em seus estabelecimentos. De acordo com Schmitt, uma promessa de que o sistema seria implantado de forma experimental e que dentro de 90 dias seria reavaliado, não foi cumprida pela Prefeitura Municipal. A intenção dos empresários é reverter as modificações.

A proposta da vereadora foi aprovada por unanimidade. Durante a discussão da proposição, os vereadores relataram que diariamente recebem reclamações de empresários descontentes com o novo sistema de trânsito. Além disso, segundo eles, a expectativa de que o binário resolveria o problema de estacionamento no Centro também não se concretizou.

O presidente da Câmara, Rodrigo Dornelles Marcolin (PSDB), garantiu aos empresários que a audiência será marcada o mais breve possível.

LEIA TAMBÉM

Alterações no trânsito de São Jerônimo devem ser concluídas em dez dias

Mudanças no trânsito no Centro de São Jerônimo acontecem nesta quarta-feira

Conselho de Trânsito aprova mão única no Centro de São Jerônimo

Projeto para o trânsito do Centro de São Jerônimo: “uma grande rotatória”

Mudanças no trânsito do Centro de São Jerônimo serão debatidas hoje

ENTENDA

Implantado em 5 de dezembro de 2018, o sistema binário alterou o fluxo de veículo em diversas ruas do Centro da cidade. Segundo os técnicos do Departamento de Trânsito, as mudanças visavam dar maior segurança e fluidez ao tráfego reduzindo as paradas nos cruzamentos e aumentando o número de vagas de estacionamento em até três vezes. Também pretendiam solucionar pontos críticos onde o estacionamento apresenta maior risco de provocar acidentes.

Porém, de acordo com os empresários da região compreendida entre as ruas Barreto Leite, General Osório e final das ruas Ramiro Barcelos e Coronel Soares de Carvalho acabaram tendo redução do movimento em seus estabelecimentos e sofrendo prejuízos.