Representantes de Charqueadas pedem modificações na ERS-401

Foi solicitada ao secretário dos Transportes a implantação de rotatórias e pistas de conversão à esquerda em quatro pontos críticos

Por Portal de Notícias 10/05/2019 - 17:54 hs
Foto: Divulgação
Representantes de Charqueadas pedem modificações na ERS-401
Reprresentantes de Charqueadas tiveram reunião com o secretário Costella

Na tarde de quinta-feira (9), uma comitiva de representantes de Charqueadas foi à Secretaria Estadual de Logística e Transportes pedir melhorias em pontos considerados críticos da Rodovia ERS-401, no perímetro urbano da cidade e que têm sido palco de muitos acidentes de trânsito, inclusive com mortes.
O vereador Douglas Tramontini (Tio Xico, MDB); o prefeito municipal, Simon Heberle; a secretária de Administração e Planejamento Urbano, Lisiane Lopes; e o presidente do MDB municipal, Zeca Divino, foram recebidos pelo secretário Juvir Costella.
- Debatemos e pedimos, com urgência, a melhoria na acessibilidade nos principais pontos de entrada da cidade, visto que o município de Charqueadas é cortado ao meio pela ERS-401 – disse Tramontini, que intermediou a reunião com Costella.
A secretária Lisiane Lopes explicou ao secretário sobre os problemas nos cinco pontos identificados como mais críticos e indicou as possíveis soluções, como a implantação de rotatórias ou de pistas de conversão à esquerda.
O primeiro ponto é a entrada das penitenciárias, que tem diversas mortes em acidentes em seu histórico. O segundo, logo adiante, fica em frente ao posto de combustíveis Postaço e ao restaurante dos caminhoneiros, local de grande fluxo de veículos e pedestres. Nestes dois pontos foi solicitada a implantação de rotatórias. O terceiro ponto fica próximo à empresa GKN, onde já há uma rotatória, porém muito perigosa e mal iluminada. O quarto ponto fica em frente à Unimed, no final da Avenida Dr. José Athanásio, e o quinto no acesso à Avenida Bento Gonçalves. Esses dois pontos são os mais usados por quem vai de São Jerônimo em direção ao Centro de Charqueadas e já ocasionaram diversos acidentes fatais. Nestes pontos foi solicitada a implantação de faixas de conversão à esquerda, semelhantes àquela que existe em frente à Ulbra, em São Jerônimo.
O prefeito Simon disse que a Prefeitura é parceira e se coloca à disposição para investir em conjunto, pois essas demandas precisam ser efetivadas para que vidas sejam preservadas nestes acessos. A intenção é obter do Estado o estudo e o projeto para a realização das melhorias e a execução ficariam a cargo do Município, segundo informou Tramontini.
Ainda segundo Tramontini, tratativas neste sentido teriam sido iniciadas no governo Sartori, mas não chegaram a ser documentadas e não avançaram.
O secretário Costella lembrou as dificuldades encontradas na Secretaria. Disse que deveria receber um orçamento de R$ 320 milhões pra investimentos e que não receberá um terço deste valor. Revelou que só irá iniciar aquilo que puder terminar, mas colocou toda equipe de engenheiros à disposição do Município para tratar desse tema com mais agilidade.
- Agora, aguardamos o próximo contato para levarmos adiante essas solicitações, o que deverá ocorrer no mês de julho – disse Tramontini.
Além das demandas de Charqueadas, Tramontini também reforçou o recente pedido feito por representantes de São Jerônimo e Arroio dos Ratos para que a estrada que liga as duas cidades seja asfaltada. Costella disse que demandas como esta tem prioridade porque é uma via importante para uma região e não para um município.