Prefeitura de Butia promove ações de recuperação e preventivas após chuvas intensas intensas

INMET emitiu alerta de chuvas fortes para esta sexta-feira. Secretaria de Obras e Saneamento faz melhorias em diversos pontos da cidade

Por Portal de Notícias 09/05/2019 - 18:21 hs
Foto: Ascom / PM Butiá
Prefeitura de Butia promove ações de recuperação e preventivas após chuvas intensas intensas
Foram realzadas melhorias nas redes pluviais

Nas duas últimas semanas, a Prefeitura de Butiá intensificou o trabalho de prevenção contra as fortes chuvas. As medidas são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras e Saneamento (SMOS), que está atendendo demandas e fazendo melhorias em diversos pontos da cidade.
Recentemente, o município registrou dois grandes volumes de chuva. De acordo com informações da Defesa Civil, somente no dia 26 de abril, choveu 125 milímetros na cidade. O secretário municipal de obras, Mateus Fonseca, explicou que alguns problemas foram detectados após os temporais e o trabalho está concentrado nestes locais.
Entre as ações estão a abertura e limpeza de valas nos bairros Cidade Baixa e Vila Julieta. A medida visa dar escoamento à água da chuva para córregos e evitar alagamentos. Já na Rua José dos Santos Saraiva, no bairro Bela Vista, uma equipe da SMOS trabalha na substituição de rede para maior vazão.
Além disso, as bocas de lobo estão sendo limpas. Segundo o secretário, os operários encontram todo tipo de resíduos nas tubulações, o que acaba atrapalhando a vazão da água e contribuindo para transtornos.
- Estamos trabalhando muito para deixar tudo em ordem, porém é fundamental a colaboração de todos - afirmou Fonseca.
A Secretaria também vem atuando na construção e manutenção das caixas coletoras. Ao todo, 12 foram construídas e 26 serão reformadas. O levantamento dos bueiros que precisam de novas tampas também está em andamento. Na zona rural do município, o maquinário trabalha na recuperação de vias. No último final de semana, em parceria com as empresas Conpasul e Pellets Butiá, pontos críticos das estradas do Cerro do Clemente e José Novak foram patroladas e compactadas.

NOVO ALERTA DE CHUVA INTENSA

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), nesta sexta-feira (10), as condições meteorológicas serão favoráveis a chuvas de intensidade moderada a forte, com acumulados significativos, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento entre 60 km/h e 90 km/h.
O acumulado de chuva está previsto entre 30 e 50 milímetros ou 50 e 100 milímetros. Além disso, há possibilidade de queda de granizo. A Prefeitura de Butiá está acompanhando os boletins do INMET e realizando ações preventivas.