Iniciativa de vereador butiaense é implantada na Bahia

Projeto Jovem Vereador serviu como referência para a Câmara do município baiano de Simões Filho

Por Portal de Notícias 09/05/2019 - 08:32 hs
Foto: Divulgação
Iniciativa de vereador butiaense é implantada na Bahia
Leonardo Montenegro esteve na Câmara de Simões Filho na implementação do projeto

Iniciativa de um vereador de Butiá, o projeto Jovem Vereador serviu como referência para que a Câmara do município baiano de Simões Filho, situado na região Metropolitana de Salvador, o implementasse.
Criado em 2015 pelo vereador Leonardo Montenegro (PT) e, inspirado no Jovem Senador de autoria de Paulo Paim (PT), a ideia é aproximar a população da Câmara, fazendo com que os jovens vivenciem, na prática, o papel de um vereador, conhecendo as possibilidades e limitações de sua atuação.
Segundo Montenegro, “o sistema político representativo brasileiro vive uma crise, pois existe hoje uma distância muito grande entre o eleitor e o eleito. As pessoas acham que basta votar, não acompanhando, posteriormente, o trabalho de seu candidato”.
Ainda em 2015, o projeto foi apresentado em Brasília aos jovens senadores e foi nesta oportunidade que Matheus Bacellar, representante do estado da Bahia, conheceu a iniciativa gaúcha. Em 2017, Matheus esteve em Butiá acompanhando a realização do Jovem Vereador e, no ano passado, a Câmara do município baiano implementou a ideia.
Nesta semana, os jovens vereadores de Simões Filho tomaram posse e o vereador gaúcho esteve presente, a convite do prefeito e da Câmara local, e pode acompanhar de perto a emoção e o entusiasmo de todos com a realização do projeto.
Em seu pronunciamento, o vereador Montenegro agradeceu a confiança e transmitiu aos presentes o conteúdo de uma carta do Senador Paulo Paim que, entre outras coisas, afirmou que “a melhor maneira de fazermos mudanças para o nosso país crescer e se desenvolver social e economicamente é acreditar e dar oportunidades de participação política para os nossos jovens, que são o futuro do nosso país. Por isso, convido outras câmaras de vereadores a abraçarem esse Projeto”.
O projeto Jovem Vereador vem alcançando resultados positivos e já foi implantado em outros municípios. Em Butiá, este ano, ocorrerá a quinta edição, quando serão selecionados nove (mesmo número de vereadores) alunos do ensino médio da cidade, por meio de um concurso de redação, cujos temas provocam reflexões importantes na juventude.
No ano passado, o tema abordado foi a violência contra a mulher e contou com uma inovação:  a realização de um seminário meses antes à aplicação das redações, onde os alunos puderam ouvir especialistas sobre o assunto, o que qualificou ainda mais as redações e despertou a consciência sobre este problema.
Outro resultado importante é que os textos produzidos nas redações passaram a servir como uma ferramenta de avaliação para as escolas, que iniciaram trabalhos específicos ligados à produção textual, o que acarretou na melhora considerável do desempenho dos alunos ao longo das edições.