Estudantes de Geologia da UFRGS debatem sobre o projeto Mina Guaíba

Projeto foi apresentado em evento realizado durante a Semana de Debates Geológicos do Centro Acadêmico dos Estudantes de Geologia da Universidade

Por Portal de Notícias 08/05/2019 - 15:15 hs
Foto: Divulgação / Copelmi
Estudantes de Geologia da UFRGS debatem sobre o projeto Mina Guaíba
Projeto fi apresentado a estudantes de Geologia da UFRGS

Em uma conversa durante a tarde desta terça-feira (7), consultores do Projeto Mina Guaíba e estudantes de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) debateram sobre o novo empreendimento da Copelmi Mineração a ser instalado entre os municípios de Charqueadas e Eldorado dos Sul.
A convite da instituição, o projeto foi apresentado em evento realizado durante a Semana de Debates Geológicos (SEDEGEO), promovida pelo Centro Acadêmico dos Estudantes de Geologia da Universidade.
Durante duas horas, o geólogo Gustavo Bastiani, da Copelmi Mineração, e o consultor Fernando Zorzi, da ABG Engenharia e Meio Ambiente (uma das empresas contratadas para a elaboração do EIA-RIMA), apresentaram o projeto para o público, composto por dezenas de alunos, e esclareceram dúvidas sobre o Estudo de Impacto Ambiental.

LEIA TAMBÉM
Mina Guaíba deverá gerar quase 5 mil empregos na região
Charqueadas: realizada audiência pública para apresentação do Estudo de Impacto Ambiental da Mina Guaíba
Projeto da Mina Guaíba é apresentado em São Jerônimo
Fepam vai realizar mais uma audiência pública sobre a Mina Guaíba

Entre as questões levantadas pelos estudantes, predominaram os temas relacionados à manutenção da qualidade da água do Rio Jacuí, o impacto final do empreendimento e o futuro da região minerada.
- Nossa mensagem final foi de que todos os aspectos envolvidos no projeto foram abordados no EIA-RIMA e estão disponíveis ao público. Os estudantes de Geologia têm condições de levantar questionamentos importantes sobre o projeto, e por isso o debate segue aberto - destacou Bastiani.