Vereadora Rosângela alerta para falta de profissionais de saúde em Charqueadas

Foi constatada falta de médico e de profissionais para as vacinas, além de condições insalubres para o atendimento em duas UBS. Situação do tomógrafo também é alvo de questionamento

Por Portal de Notícias 03/05/2019 - 14:34 hs
Foto: Divulgação
Vereadora Rosângela alerta para falta de profissionais de saúde em Charqueadas
Falta médico em uma das UBS do município

Durante o mês de abril, a médica e vereadora Rosângela Dornelles (PT) visitou as unidades básicas de saúde (UBS) de Charqueadas para verificar as condições de atendimento, disponibilidade de profissionais e outros fatores que podem influenciar na qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população.

- Percorremos alguns dos postos de saúde do município para ver, na prática, a realidade que vivem os usuários e os trabalhadores da saúde. Neste sentido, podemos ver entre outros problemas que há um déficit de profissionais que realizem a vacinação, acarretando prejuízos aos indicadores de vacinação do município, bem como enorme prejuízo à população – avalia.
Um dos problemas verificados foi a falta de profissionais para a vacinação nas UBS Osmar Wienck e São Miguel. Isso faz com que a população seja direcionada para a UBS da Vila Otília, sobrecarregando a demanda nesta unidade.
Segundo a vereadora, uma proposição foi encaminhada à Secretaria Municipal da Saúde para que seja reestabelecido o serviço. Além disso, na quinta-feira (2), a vereadora foi até a Vigilância em Saúde do Município para pedir esclarecimentos sobre o problema.
Segundo ela, o Município informou que está providenciando a reabertura das salas de vacinas da UBS Osmar Wienck e que, neste sábado, Dia D de vacinação contra a gripe, enfermeiras estariam aplicando a vacina em todas as UBS.
- Acreditamos que a vacinação deve ser reestabelecida o quanto antes, pois a falta de cobertura traz um grande prejuízo à saúde, inclusive com crianças sem a devida cobertura vacinal. Isso nos preocupa muito, já que estamos entrando em um período crítico e aumentando o atendimento por conta da chegada do inverno. Vamos continuar atuando para que este e outros serviços sejam tratados com a devida seriedade pelo poder público municipal – disse.



Entre os problemas verificados durante as visitas às UBS também estão a falta de profissionais, algumas estruturas precárias e falta de exames básicos. A UBS São Miguel aguarda a chegada de um novo médico, além de um profissional para a vacina.
A vereadora também constatou que há falta de manutenção “visível e insalubre” na unidade Osmar Wienck. Segundo ela, o atendimento segue pleno pelos profissionais, mas o estado de conservação do prédio coloca em risco a população e, principalmente, os servidores desta unidade.
- Nosso mandato continua atuando para que a população tenha acesso aos serviços básicos de saúde sempre o mais próximo da sua moradia. Também queremos parabenizar os profissionais de saúde que fazem muito pela população – disse.

TOMÓGRAFO


Na sessão da Câmara de Vereadores do dia 16 de abril, a vereadora apresentou proposição pedindo informações sobre a situação de um aparelho de tomografia adquirido pela Prefeitura há vários anos e que não está sendo utilizado.
Depois de uma denúncia publicada pelo Portal de Notícias, há mais de dez anos, de que o aparelho estava abandonado no galpão da Secretaria de Obras, o tomógrafo acabou sendo instalado na Policlínica, mas já não funciona há alguns anos. A última informação que se tem é que estaria queimado.
Entre os questionamentos apresentados pela vereadora, estão o porquê do aparelho não estar sendo utilizado, qual o problema que impede seu uso e, ainda, qual o custo para o conserto.

CONTRAPONTO

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Charqueadas, que informou que só vai se pronunciar após a publicação da matéria.