Miguel Almeida assume a presidência da ASMURC

“Cada município tem as suas particularidades, mas há questões estruturais que unem a nossa região e precisam de um enfrentamento organizado e forte”, disse o novo presidente

Por Portal de Notícias 29/04/2019 - 15:32 hs
Foto: Ascom / Pref. Minas do Leão
Miguel Almeida assume a presidência da ASMURC
Miguel Almeida e Luciano Rocha assumem a presidência e vice-presidência da ASMURC

O prefeito de Minas do Leão, Miguel Almeida, tomou posse como presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (ASMURC) na última sexta-feira (26). No final da tarde, prefeitos da região foram recebidos na sala de reuniões da prefeitura de Minas do Leão a fim de discutir as pautas prioritárias da associação. Junto a eles, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi, destacou as lutas que estão sendo encampadas pela entidade, a nível nacional, na defesa do municipalismo.

No início da noite, a transmissão simbólica do cargo de presidente da ASMURC ocorreu no Galpão Crioulo da CRM, em Minas do Leão.
Helton Barreto, ao deixar a presidência da associação, destacou a liderança do prefeito Miguel na região e a sua capacidade de liderar, nos níveis regional, estadual e nacional, as demandas da Região Carbonífera. Destacam-se, neste momento, o Polo Carboquímico, a duplicação da BR-290 e a ponte para veículos entre General Câmara e Triunfo.
O presidente Miguel Almeida ressaltou o papel de protagonismo que a ASMURC precisa continuar tendo na discussão e enfrentamento dos temas de interesse comum da Região Carbonífera.
- Cada município tem as suas particularidades, mas há questões estruturais que unem a nossa região e precisam de um enfrentamento organizado e forte. A ASMURC é o principal caminho para capitanearmos esses debates - comentou Almeida.
Já o presidente da CNM, Glademir Aroldi, colocou a confederação à disposição da região, em Brasília, para encaminhar as demandas da ASMURC. Aroldi, que já foi prefeito de Sagrada Família, no Norte do Estado, e presidente da FAMURS, afirmou que pretende incluir as associações regionais de municípios no Conselho Político da CNM a fim de ampliar a diversidade de pautas que possam ser encampadas pela confederação junto ao Planalto, Congresso e órgãos da Justiça.
A ASMURC é composta pelos municípios de Minas do Leão, Butiá, Arroio dos Ratos, Charqueadas, São Jerônimo, Triunfo, General Câmara, Barão do Triunfo e Eldorado do Sul.
A posse desta sexta-feira foi acompanhada por dezenas de lideranças políticas da região. Participaram, também, o novo vice-presidente da associação e prefeito de Arroio dos Ratos, Luciano Rocha, o prefeito de São Jerônimo, Evandro Heberle, o prefeito de Butiá, Daniel Almeida, e os vice-prefeitos de Minas do Leão, Vilmar Lobão, de São Jerônimo, Júlio César Prates Cunha, e de Arroio dos Ratos, Olavo Trasel.