Futsal: Acesa estreia neste sábado na Liga Gaúcha 3, em Candelária

Equipe representa a região Carbonífera na competição estadual

Por Portal de Notícias 26/04/2019 - 09:53 hs
Foto: Divulgação
Futsal: Acesa estreia neste sábado na Liga Gaúcha 3, em Candelária
Equide se prepara há mais de dois meses para a competição

A Associação Cultural e Esportiva Sul América – Acesa, de Charqueadas, na Região Carbonífera, estreia na Liga Gaúcha 3, neste sábado, 27, às 20h, em Candelária contra o Atlético.
O grupo participará pela terceira vez de uma competição estadual. Nos anos anteriores, a equipe participou do campeonato estadual da série bronze, com boa participação.

A COMPETIÇÃO

A competição conta com participação de 24 clubes, divididos em quatro grupos. Na primeira fase, as equipes jogam dentro dos seus grupos, classificando os quatro melhores colocados para segunda fase.
A Acesa ficou no Grupo C, e terá como adversários o Atlético (Candelária), Três Coroas, UJR (Novo Hamburgo), XV de Novembro (Vila Maria) e ASF (Serafina Correa).
Os demais grupos são:
Grupo A – City (Passo Fundo), Fundescar (Carazinho), ANBF (Novo Barreiro), AVF (Vacaria), Ibira (Ibiraiaras), Si (Cruz Alta).
Grupo B – Cerro Largo, AES (Entre Ijui), Ijui, Serade (São Borja), AFI (Itaqui), Candido Godoy.
Grupo D – Gaúcho (Tupanciretã), Real (Alegrete), Cruzeiro (Canguçu), EC Pelotas, ABF (Pelotas), ATF (Santa Vitoria do Palmar).
Passando para a segunda fase, a Acesa enfrenta os adversários do Grupo D, saindo dois para as semifinais.


A PREPARAÇÃO

Para a edição da Liga Gaúcha 3, a Acesa conta com o Departamento de Futsal, comandado por Bio Santana.
- A tarefa é árdua! Muitos municípios maiores que o nosso não possuem clubes disputando estadual, pois o caderno de encargos é enorme e trabalhoso. Não baste ter um time, um ginásio e um treinador. Envolve todo um trabalho, captação de recursos, desenvolvimento de atletas, tratamentos de lesões, nutrição, psicologia, apoio ao evento, logística, segurança, uniformes, ou seja, uma montanha de recursos. Além, é claro, de manter uma base para formação de atletas. Uma região com 180 mil habitantes merece um projeto que impulsione o esporte coletivo mais praticado no Brasil – avalia Bio Santana.
A preparação física foi importante nestes últimos dos meses. A equipe está sendo comandada pelo preparador Leonardo Jadoski.
- Neste ano de 2019, fui convidado novamente para fazer parte do projeto e aceitei sem pensar muito, devido a grandeza do projeto e as pessoas envolvidas. Neste ano, o planejamento da preparação física iniciou em fevereiro, na primeira reunião da comissão técnica de 2019. O nosso diretor de Futsal, Bio Santana, me passou que já tinha alguns professores de outras cidades para fazer parte da preparação física devido ao grande número de atletas fora da cidade de Charqueadas, peguei o contato dos mesmos, inicialmente para tratar das avaliações físicas de pré-temporada. O professor Gabriel Biasoli, da cidade de Arroio dos Ratos, foi o primeiro a se prontificar em ajudar a realizar a bateria de testes de pré-temporada e, posteriormente, conduzir os atletas nos treinos na academia. Também contamos com o apoio do Gabriel Jarces como auxiliar da preparação física da equipe – conta Jadoski.
Hoje, a comissão da preparação física conta com seis professores formados. O preparador físico responsável é Leonardo Schornes Jadoski e os professores auxiliares são Gabriel Jarces, Gabriel Biasoli, Bruno Costa, Tiago Kuball e Fábio Dutra.
O planejamento deste ano se deu com a intenção de individualizar ao máximo o treinamento do atleta devido à individualidade biológica que é o mais difícil de ser controlado em um grande grupo.

- Com uma equipe de apoio grande conseguimos, após a realização da bateria de testes da pré-temporada, individualizar o treinamento na academia, ficando um professor responsável por até quatro atletas para elaboração do plano de treino na academia e acompanhamento da evolução de cada atleta. Hoje contamos com apoio de academias em Charqueadas, São Jerônimo, Triunfo, Arroio dos Ratos e Butiá. A diretoria da acesa conseguiu uma parceria para que não tenha custo para o atleta, sendo oferecido como contrapartida a divulgação em nossas redes sociais a marca de cada estabelecimento – diz Jadoski.
Na preparação de goleiros, Felipe Tatu, que foi atleta nos dois últimos anos, passa sua experiência ao elenco. Nesse período de preparação, os goleiros trabalharam demais, pois têm preparação física e tática com o grupo e o treino específico.
- Junto à preparação física com exercícios específicos para os goleiros, e que quem já participou sabe o quanto é cansativo, mas é muito produtivo. Começamos no final de fevereiro a preparação específica e hoje treinamos todas as quartas das 19 às 21 horas. Os treinos são para melhorar a explosão, reação dos goleiros, velocidade, reflexo, e nunca deixando de lado os movimentos básicos. Estamos com dois meses de trabalho e posso afirmar que a evolução é grande e todos estão muito preparados para defender a Acesa e fazer o seu papel muito bem - destaca Tatu.
A comissão técnica tem o experiente treinador Serjão, que começou o trabalho no início do mês de março. Ele acredita que a equipe vai estar preparada para estreia, apesar dos 30 dias de treinos.
O elenco de jogadores é oriundo da Região Carbonífera. Os remanescentes do elenco do ano passado são Juliano (Jubinha), Tainan, Marlon, Leonardo (Li), João Vitor, Alan e Duzac. O elenco teve o acréscimo dos jogadores Leo Muller, Iago GTA, Samuel, Luciano, Matheus, Anderson, Borracha e Bruno Sena.