Fepam fiscaliza extração de areia no Rio Jacuí em Charqueadas e São Jerônimo

Equipe inspecionou equipamentos de dragagem e fez testes para averiguar o funcionamento do sistema de rastreamento

Por Portal de Notícias 10/04/2019 - 15:54 hs
Foto: Divulgação / Sema
Fepam fiscaliza extração de areia no Rio Jacuí em Charqueadas e São Jerônimo
Equipe inspecionou equipamentos de dragagem e testou sistema de rastreamento

Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) realizou operação de fiscalização em empreendimentos de mineração que extraem areia no leito do Rio Jacuí, nos municípios de Rio Pardo, São Jerônimo e Charqueadas.
Foram fiscalizadas oito empreendimentos, entre embarcações e áreas de extração. O trecho fiscalizado por água compreendeu em torno de 45 quilômetros ao longo do Rio Jacuí.
Durante a operação, analistas verificaram a regularidade das embarcações que realizam extração de areia quanto ao licenciamento ambiental. A equipe inspecionou os equipamentos de dragagem e foram feitos testes para averiguar o funcionamento do sistema de rastreamento.
Os empreendedores das embarcações com irregularidades contadas serão autuados e notificados pela Fepam.
A fiscalização nas áreas de extração de areia no Rio Jacuí deu continuidade às operações realizadas desde 2015 pela Divisão de Fiscalização Ambiental da Fepam. Novas ações estão previstas para este ano em outras regiões do estado.
Além da Divisão de Fiscalização, a Divisão de Mineração participou, com apoio da embarcação da Divisão de Amostragem da Fepam.