Audiência Pública do Projeto Mina Guaíba acontece na quinta-feira, em Charqueadas

Copelmi vai apresentar o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental da mina a ser aberta entre Charqueadas e Eldorado do Sul

Por Portal de Notícias 11/03/2019 - 14:03 hs
Foto: Divulgação / Copelmi
Audiência Pública do Projeto Mina Guaíba acontece na quinta-feira, em Charqueadas
Se licenciada, esta será a maior mina de carvão a céu aberto do Brasil

Na quinta-feira (14), às 18h, no Clube Tiradentes (Rua Bento Gonçalves, 670 - Centro, Charqueadas) a Copelmi Mineração participa da Audiência Pública organizada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) sobre o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) do projeto Mina Guaíba.
O projeto prevê extração de carvão, cascalho e areia e, se licenciado, será a maior mina de carvão do Brasil, gerando emprego, renda, desenvolvimento e oportunidades para a região.
Durante o período de construção da mina, ao longo dos três anos da obra, serão ofertados 331 empregos diretos e 83 empregos indiretos. Nesta fase, os empregos serão temporários. A mina terá uma duração de 30 anos e, neste período, serão gerados, aproximadamente, 1.150 empregos diretos e 3.360 empregos indiretos. A utilização de mão de obra da região é uma das condições para a obtenção de incentivos fiscais, o que garante o emprego dos trabalhadores dos municípios da área do empreendimento.

Com o licenciamento e operação da mina, a expectativa é que se confirme a instalação do Polo Carboquímico do Baixo Jacuí, que deverá gerar cerca de mais 5 mil empregos.

PROGRAMAÇÃO DA AUDIÊNCIA

17h15min

- Abertura do Clube Tiradentes
A partir das 18h
– Abertura - Pronunciamento Fepam – Coordenador (representante da Fepam)
- Apresentações do Empreendedor e seus Consultores – Os Proponentes do Projeto e seus Consultores farão a apresentação do EIA-RIMA e do Projeto Proposto nas etapas que seguem:

- Explanação de representante da Copelmi Mineração
– Apresentação do EIA-RIMA pela TetraTech (TetraTech irá explanar o Estudo de Impacto Socioambiental destacando seus pontos mais relevantes)
- Tempo para perguntas e manifestações após as apresentações:
- Período para perguntas escritas protocoladas previamente junto aos locais de consulta do EIA/RIMA, e por e-mail
- Período para perguntas e manifestações orais inscritas durante a audiência por categorias, segundo momento
- O coordenador faz a chamado por categoria, na forma de rodízio. As categorias são: a) Cidadania; b) ONGs; c) Instituição de ensino e pesquisa; d) Poderes Públicos; e) Entidades representativas dos Trabalhadores; f) Entidades representativas dos Empresários.

LEIA TAMBÉM:
Mina Guaíba deverá gerar quase 5 mil empregos na região
EDITORIAL | Mina Guaíba: um projeto para o futuro da região


TRANSPORTE

A Copelmi disponibilizará transporte para o local da audiência pública. Os interessados devem deixar nome e documento de RG até o dia 13, às 11h, nos seguintes locais:
- Loteamento Guaíba City com Dona Sirlei;
- Prefeitura de Eldorado do Sul junto à secretaria de planejamento do município;
- Assentamento Apolônio de Carvalho (com a Comissão que está organizando o transporte daquela comunidade).