Secretária Arita Bergmann sinaliza possibilidade de pagamento aos municípios ainda em março

Arita demonstrou preocupação do Executivo estadual com as contas das prefeituras e a manutenção da prestação de serviços essenciais pelos municípios

Por Portal de Notícias 08/03/2019 - 12:43 hs
Foto: Divulgação / Famurs
Secretária Arita Bergmann sinaliza possibilidade de pagamento aos municípios ainda em março
Darci Lauermann recebeu Arita em reunião na sede da Famurs

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, sinalizou na tarde desta quinta-feira (7), a intenção do governo Eduardo Leite em realizar o pagamento de algumas pendências com os municípios ainda em março. Apesar de não falar em números, Arita demonstrou preocupação do Executivo estadual com as contas das prefeituras e a manutenção da prestação de serviços essenciais pelos municípios. A informação foi repassada ao coordenador-geral da Federação das Associações dos Municípios dos RS (Famurs), Darci Lauermann, em reunião na sede da entidade.
Atualmente, o Estado acumula mais de R$ 650 milhões em dívidas da saúde com os municípios. Em fevereiro, durante a Assembleia de Verão da Famurs, o governo assumiu compromisso de parcelar o passivo e colocar em dia repasses mensais.
O coordenador-geral da Famurs comemorou a informação lembrando a trajetória de Arita na gestão municipal.
- A secretária conhece muito bem as dificuldades dos municípios, já foi gestora municipal e também técnica da própria Famurs, daí a preocupação em garantir que os pagamentos, tão necessários à saúde financeira dos municípios, aconteçam - afirmou Lauermann.