Acordo para venda da Braskem para LyondellBasell está na reta final, diz jornal

Operação já estaria em fase de redação dos documentos e o acordo pode ser anunciado logo depois do Carnaval

Por Portal de Notícias 12/02/2019 - 09:00 hs
Foto: Divulgação
Acordo para venda da Braskem para LyondellBasell está na reta final, diz jornal
Negociação pode ser concluída depois do Carnaval

Depois de liderar os ganhos do Ibovespa na maior parte do dia de ontem, as ações da Braskem perderam força, mas seguem com ganhos de 1,59% a R$ 52,91. O desempenho é consequência da notícia publicada no blog do jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, dizendo que a venda da companhia instalada no Polo Petroquímico de Triunfo,  para a LyondellBasell está bastante adiantada.
De acordo com o jornalista, a operação já estaria em fase de redação dos documentos e, salvo algum imprevisto de última hora, o acordo deve ser anunciado logo depois do Carnaval.
Um impacto do negócio bilionário será a possível tentativa de reestruturação da dívida da Odebrecht.
Na quinta-feira passada, o jornal Valor Econômico informou que a Odebrecht, controladora majoritária da petroquímica, sabia que, para concluir a venda para holandesa LyondellBasell, teria de receber parte do pagamento em dinheiro em uma parcela maior que era negociado inicialmente.
A companhia brasileira tinha como objetivo receber toda sua fatia em ações da companhia europeia, que é listada na Bolsa de Nova York. Assim, a expectativa era ficar com cerca de 10% da empresa resultante da união.
A publicação destaca que a companhia holandesa já deu sinais que prefere concluir o negócio realizando pagamento em dinheiro. Porém, para Odebrecht, o negócio desta forma não é interessante.
O Valor informa que a Lyondell deve apresentar uma proposta abaixo das indicações iniciais, na tentativa de aproveitar a situação da Odebrecht, que pretende concluir a reestruturação da dívida com os bancos ainda neste ano.