Associações de prefeitos e vereadores levantam prioridades para a região

Serão apresentadas para a Famurs demandas nas áreas de infraestrutura e desenvolvimento econômico

Por Portal de Notícias 14/01/2019 - 10:21 hs
Foto: Divulgação / ACVERC
Associações de prefeitos e vereadores levantam prioridades para a região
Reunião das associações aconteceu na sexta-feira, em Santo Amaro

Na sexta-feira (11), em Santo Amaro do Sul, aconteceu reunião da Associação das Câmaras de Vereadores (ACVERC) e da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Asmurc), com o objetivo de fazer um levantamento de prioridades da região a serem apresentadas à Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs).
Foram eleitas duas prioridades: infraestrutura, com a duplicação da BR-290 e a ponte rodoferroviária entre General Câmara Triunfo; e investimento no uso do carvão, buscando com a instalação do Polo Carboquímico a criação de um fundo que possibilite os investimentos na saúde, educação, cultura e geração de renda. Segundo o presidente da Asmurc, o prefeito de General Câmara, Helton Barreto, as demandas serão apresentadas pela Famurs ao ministro chefe da Casa Civil, Onix Lorenzoni, em um encontro marcado para o próximo dia 17.
Para a presidente da ACVERC, a vereadora Rosângela Dornelles, de Charqueadas, além da exploração do carvão, é necessário ter algum retorno para mudar a realidade da região.
- A questão dos ciclos econômicos é bem complexa, pois (empresas) vem, se instalam, ganham incentivos e quando acaba a riqueza mineral vão embora e nós ficamos com a pobreza. Então, achamos justo ter um investimento para que possamos diversificar nossa economia e não depender somente de uma matriz econômica, como foi ao longo dos anos e não pudemos investir em turismo, educação, saúde e geração de renda como gostaríamos para nossa população – disse a presidente da ACVERC,
Durante a reunião a vereadora falou também da necessidade de união entre as associações pelo crescimento da região e, ainda, da possibilidade de construção de uma sede fixa para as duas associações – de prefeitos e de vereadores – visando fortalecer a representação política da região.