São Jerônimo: Sala do Empreendedor Otelio Drebes conta com a REDESIM

Objetivo é reduzir os prazos de concessão dos alvarás de funcionamento para empresas no município

Por Portal de Notícias 09/01/2019 - 17:27 hs
Foto: Carla Miller Trainini
São Jerônimo: Sala do Empreendedor Otelio Drebes conta com a REDESIM
Implantação da REDESIM ocorreu nesta quarta-feira

Carla Miller Trainini

Foi implantada na Sala do Empreendedor Otelio Drebes, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de São Jerônimo, a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM), uma parceria entre Município e Sebrae/RS.
O evento, ocorrido na tarde desta quarta-feira, 9, contou com a presença de autoridades do Legislativo e Executivo local, além de contabilistas e empresários que tiveram a oportunidade de conhecer a proposta.

Leia também:
Sala do Empreendedor Otelio Drebes chega para reduzir tempo de abertura de empresas em São Jerônimo
Consultor do SEBRAE palestra na Sala do Empreendedor Otelio Drebes

Rodada de negócios reúne microempresas da região em São Jerônimo
São Jerônimo: Sala do Empreendedor realiza consultoria com Otelio Drebes

Rudney Santos, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Mobilidade de São Jerônimo destaca exemplos do que acontecerá a partir de agora na Sala do Empreendedor.
- São Jerônimo entra na vanguarda do desenvolvimento econômico, com uma velocidade muito maior de resposta ao empreendedor. Com a implantação da REDESIM, empresas consideradas de baixo risco terão um prazo de até sete dias úteis para a concessão do alvará de funcionamento provisório. Já as empresas de médio e alto risco, o prazo será de até 30 dias úteis - salienta o secretário, ao explicar o principal objetivo da parceria, que é unir as secretarias da Fazenda, da Saúde, Coordenadoria de Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros para desburocratizar e acelerar o processo de abertura de empresas no município.
Para Paulo Bruscato, gerente de Operações da Regional Metropolitana do Sebrae/RS, o momento é de celebração com a parceria firmada.
- Na nossa avaliação como Sebrae, entendemos que essa parceria é um passo importante no processo de facilitação, desburocratização e desenvolvimento da cidade de São Jerônimo, porque eleva o empreendedor a outro patamar. A REDESIM une diversas entidades com um único objetivo, que é o de ajudar o pequeno e micro empreendedor – diz Bruscato.

A REDESIM
Em 3 de dezembro de 2007 foi sancionada a Lei 11.598, que cria a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, com o objetivo de conceber e implantar um sistema integrado que permita a abertura, alteração e fechamento de empresas, por meio da simplificação de procedimentos e redução da burocracia ao mínimo necessário.
A iniciativa integra, além da Junta Comercial do RS, o Sebrae/RS, Receita Federal do Brasil, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, Secretaria Estadual da Fazenda e Prefeituras e tem entre suas premissas a orientação prévia dos empresários, a circulação de informações, a relação horizontal entre os agentes envolvidos e a redução de exigências burocráticas desproporcionais. Como resultado, tem-se a redução do tempo de registro de empresa e da burocracia, além de aumento do número de formalizações e de vagas de emprego, bem como o fortalecimento da economia.

Benefícios para o usuário
* Entrada única de dados cadastrais e documentos;
* Redução do tempo para registro e legalização de empresas;

* Extinção da duplicidade de exigências;

* Redução da burocracia com a modernização da gestão municipal;

* Durante o processo de legalização de empresas, a informação é que circulará e não mais o cidadão.

Assista ao vídeo