Triunfo: estação ambiental é opção de lazer gratuito nas férias

Em 2018, cerca de 4 mil estudantes trocaram a sala de aula pela chance de aprender sobre preservação ambiental

Por Portal de Notícias 26/12/2018 - 11:33 hs
Foto: Divulgação
Triunfo: estação ambiental é opção de lazer gratuito nas férias
Estação ambiental recebe estudantes desde 1994

Um passeio gratuito de duas horas em meio à natureza, com trilhas e visita a um museu de ciências naturais sob a orientação de uma bióloga é a alternativa para quem busca lazer em família nas férias de verão. Durante o ano letivo, a Estação Ambiental Braskem, em Triunfo, é um espaço para que as escolas apresentem às crianças a importância de cuidar do meio ambiente. Já no período de férias, a sombra, o ar puro e a oportunidade de ter contato com 3 mil espécies de fauna e flora viram diversão para toda a família.

Em 2018, cerca de 4 mil estudantes trocaram a sala de aula pela chance de aprender sobre preservação ambiental no local onde os efeitos desses cuidados se mostram mais visíveis: guiados por uma bióloga, observam a densa vegetação, o rio Caí, répteis, pássaros e pequenos mamíferos. A oportunidade mobilizou escolas de diversas cidades do Estado. Os estudantes de Triunfo, Montenegro e Nova Santa Rita participam do Programa de Educação Ambiental, com atividades que preparam os estudantes para a visita. Mas os alunos de escolas mais distantes também podem realizar o passeio. Neste ano, a EAB recebeu crianças e jovens de cidades tão distantes como Ijuí, Cerro Largo e Santa Rosa.
A Estação Ambiental recebe diariamente estudantes em busca de educação ambiental desde 1994. Neste ano, as visitas foram abertas para alunos do ensino infantil, o que exigiu algumas adaptações nas atividades para divertir e educar os pequenos. O passeio inclui uma caminhada pela mata nativa em uma área de 68 hectares com mais de 3 mil espécies de fauna e flora identificadas nos últimos 27 anos. No centro de visitantes encontra-se a histórica Casa Rosa, de 1930, onde é mantido um museu de ciências naturais com representações sobre ciclos da natureza e uma sala do Plástico Verde, matéria-prima produzida pela Braskem.
O passeio gratuito à Estação Ambiental Braskem pode ser feito em grupos de até 40 pessoas, sem restrição de idade. Recomenda-se o uso de calçados fechados, roupas confortáveis, protetor solar e repelente. A visita pode ser realizada das 9h às 11h ou das 14h às 16h, sob agendamento prévio pelo telefone (51) 3457-6432 ou pelo e-mail estacaoambientalbraskem@gmail.com