Eduardo Leite anuncia mais três secretários

Com o anúncio de Catarina Paladini, Covatti Filho e Luís da Cunha Lamb já são onze os secretários confirmados

Por Portal de Notícias 21/12/2018 - 12:59 hs
Foto: Carlos Machado / Rádio Guaíba
Eduardo Leite anuncia mais três secretários
Govenador eleitor anunciou três novos secretários

O governador eleito Eduardo Leite (PSDB) anunciou na manhã desta sexta-feira (21), mais integrantes de seu governo.
O deputado Catarina Paladini (PR) será o titular da pasta de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, enquanto Covatti Filho (PP) ficará com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. Luís da Cunha Lamb será o responsável pela área de Inovação, Ciência e Tecnologia. A confirmação dos nomes ocorreu em coletiva de imprensa em Porto Alegre.

Paladini recentemente deixou o PSB e se filiou ao PR. Natural de Santa Catarina, o que lhe rendeu o apelido, José Antonio Frozza Paladini fez vida pública em Pelotas. Leite e seu novo secretário foram adversários nas eleições de 2012; no segundo turno, entre o futuro governador e Marroni (PT), Paladini apoiou o petista.
Covatti Filho será o secretário mais novo da gestão, com 31 anos. Natural de Frederico Westhpalen, foi reeleito deputado federal nas últimas eleições e tem tido uma atuação bem forte em Brasília nas temáticas relacionadas à sua área. É autor, por exemplo, do projeto de Lei nº 3.200/2015, que regulamenta a flexibilização das regras de controle dos agrotóxicos no Brasil.
Vou assumir a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado disposto a enfrentar os gargalos que tanto dificultam a produção do nosso agronegócio e da agricultura familiar. Não serão poucos os desafios, mas estamos preparados para superá-los - disse Covatti.
Luís da Cunha Lamb é um nome técnico. Pós-doutorado em Group Of Logic Language And Computation King's College London, no Reino Unido, ele é professor do Departamento de Informática Teórica da Ufrgs e atual pró-reitor da pesquisa da mesma universidade.
- O papel do Estado é induzir políticas públicas que incentivem a troca de conhecimento entre a academia e a sociedade. Nos casos de sucesso pelo mundo, grandes universidades têm pesquisas ativas e investimentos privados muitos fortes - explicou.
Com os anúncios de hoje, já são onze os nomes confirmados no novo governo. Até agora, já haviam sido anunciados  Marco Aurelio Cardoso, na Fazenda; Otomar Vivian, na Casa Civil; Leany Lemos, no Planejamento; Tânia Moreira, na Comunicação; Eduardo Cunha da Costa, na Procuradoria-Geral do Estado; Artur Lemos, no Meio Ambiente e Infraestrutura; Beatriz Araújo, na Cultura; e o vice-governador eleito, Ranolfo Vieira Júnior, na Segurança Pública.


Com informações do Correio do Povo e GaúchaZH