Acadêmico butiaense recebe premiação na área do Jornalismo Ambiental

Reportagem apresenta dados sobre a produção de lixo eletroeletrônico, os riscos que estes resíduos oferecem para o meio ambiente e seres humanos

Por Portal de Notícias 08/11/2018 - 09:21 hs
Foto: Arquivo Pessoal
  Acadêmico butiaense recebe premiação na área do Jornalismo Ambiental
Vinícius Domingues ficou com, a terceira colocação no Prêmio José Lutzenberger

Pelo segundo ano consecutivo, o estudante butiaense Vinícius Domingues, que está cursando Jornalismo no Centro Universitário Metodista – IPA, em Porto Alegre, foi destaque no Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental.  Na edição deste ano, o acadêmico conquistou o 3º lugar na categoria universitário, com a reportagem “Riscos, processos e alternativas para o lixo eletroeletrônico”  produzida para o Multiverso IPA.
De acordo com o Vinícius, o interesse por pautas relacionadas à área ambiental despertou em 2017, quando teve mais contato com o tema em uma das disciplinas do curso.
- O reconhecimento é muito gratificante, mostra que estou no caminho certo e que o material produzido é de relevância para sociedade - afirmou.

A reportagem produzida por Vinícius tem como foco principal trazer ao público dados sobre a produção de lixo eletroeletrônico, os riscos que estes resíduos oferecem para o meio ambiente e seres humanos quando descartados de forma irregular, e atitudes que podem contribuir para barrar o aumento dos danos.
- O lixo eletroeletrônico está em nossas mãos, pois uma hora ou outra, nosso celular será descartado. Mas o que devemos fazer? Ele não é um resíduo comum. Foi assim que cheguei à pauta e com o auxílio dos professores comecei a desenvolver - explicou.
A colocação no Prêmio José José Lutzenberger é a terceira conquista do jovem em dois anos. Em 2017, Vinícius já havia ficado em 4º lugar (Jornalismo Ambiental) com a matéria “Um novo olhar sobre o lixo”, e o 1º lugar no Prêmio APERGS de Jornalismo, com a matéria  
“Se o Estado não está bem defendido, quem administra não consegue organizá-lo”.  Além disso, o jovem recebeu o Diploma de Destaque na Área da Comunicação de 2017, através da Câmara Municipal de Vereadores de Butiá.