Campanha busca incentivar vacinação de 20 milhões de adolescentes contra HPV

A convocação tem como alvo mais de 20 milhões de meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos

Por Portal de Notícias 05/09/2018 - 09:30 hs
Foto: Divulgação
Campanha busca incentivar vacinação de 20 milhões de adolescentes contra HPV
Adolescentres entre 11 e 14 anos devem ser vacinados

Começou nesta semana uma campanha para incentivar a vacinação de adolescentes contra o HPV. A convocação tem como alvo mais de 20 milhões de meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Eles devem ir aos postos de saúde para se imunizar pela primeira vez ou tomar a segunda dose da vacina e completar a proteção contra o HPV, também conhecido como Papilomavirus Humanos.
A imunização só está completa após as duas doses, que devem ser tomadas com seis meses de intervalo.

A transmissão do HPV ocorre na relação sexual e infecta pele e mucosas da boca ou das áreas genital e anal. Por isso, é fundamental imunizar quem ainda não está na faixa etária da população sexualmente ativa.

A infecção provoca verrugas e diferentes tipos de cânceres em homens e mulheres. Entre eles, no colo do útero, no ânus, no pênis, na vagina e na região interna do pescoço. Segundo o Ministério da Saúde, o HPV é a causa de um terço dos tumores provocados por vírus no mundo. A estimativa é que mais da metade dos brasileiros carreguem o HPV, sendo que 37% dos casos são do vírus de alto risco para câncer.

O ministério comprou 14 milhões de doses da vacina, em um investimento de mais de meio bilhão de reais. A meta da campanha publicitária é ampliar o número de jovens imunizados. Entre as meninas, 35,7% já tomaram as duas doses. Já entre os meninos, somente 13% estão imunizados contra o HPV.