Documentação do Museu do Carvão será colocada à disposição para pesquisa

Projeto Acervo Documental Região Carbonífera será encerrado com mesa redonda sobre a mineração de carvão

Por Portal de Notícias 09/08/2018 - 14:33 hs
Foto: Divulgação
 Documentação do Museu do Carvão será colocada à disposição para pesquisa
Acervo está depositado no Museu Estadual do Carvão

O Museu Estadual do Carvão e a ONG Arquivistas Sem Fronteiras (AsF) promovem o “Encontro da Mineração”, no Museu Estadual do Carvão de Arroio dos Ratos, quando será realizada a entrega oficial do projeto cultural Acervo Documental da Região Carbonífera, com a colocação de toda a documentação histórica da mineração à disposição para pesquisa.
O evento acontece nesta sexta-feira, 10, a partir das 14 horas, e promoverá o intercâmbio de experiências sobre o trabalho na organização da documentação histórica da mineração no Rio Grande do Sul disponível no Museu do Carvão.

Programação

A abertura acontece ás 14 horas com a presença da diretora do Museu, Marília Pinto, do prefeito Luciano Rocha e de representantes da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul (SEDACTEL).
Às 14h30min inicia mesa redonda com o tema A exploração mineira do carvão no Brasil – Os arquivos na perspectiva da pesquisa histórica – O Rio Grande do Sul, conflitos e perspectivas no contexto da apropriação da memória e a pesquisa histórica. A mesa redonda será coordenada pelo historiador pesquisador professor Jorge Vivar, responsável técnico pela higienização, organização e classificação dos documentos do acervo da mineração do Museu Estadual do Carvão.

Participarão da mesa redonda:
- Francisco Cougo Júnior – professor do Departamento de Documentação do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
- Clarice Gontarski Speranza – professora do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS;

- Silvia Simões Fernandes – historiadora, pesquisadora e presidente da AsF, participante da classificação dos documentos do Acervo da Mineração do Museu do Carvão;
- Tassiane Melo de Freitas – doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Mais informações pelo e-mail clarice@suryaprojetos.com.br ou pelos telefones (51) 3264.3878 e (51) 99943.3496