POE do 28º BPM recebe caminhonetes para o policiamento ostensivo

Uma viatura foi entregue ontem e a outra deve chegar na próxima semana

Por Portal de Notícias 21/06/2018 - 19:02 hs
Foto: Divulgação / Brigada Militar
POE do 28º BPM recebe caminhonetes para o policiamento ostensivo
Tenente-coronel Padilha repassou a viatura ao tenente Maurício Cravo

MARCOS ESSVEIN

Na quarta-feira, 20, o governo do Estado entregou trinta caminhonetes Mitsubishi L200 para a Brigada Militar (BM). Os novos veículos serão destinados ao policiamento ostensivo de Porto Alegre e Interior, incluindo o 28º Batalhão de Polícia Militar (28º BPM) de Charqueadas, que recebeu uma viatura nova e vai receber outra remanejada do BOE da Capital.
Segundo o comandante do 28º BPM, tenente-coronel Maurício Padilha, essas viaturas serão utilizadas para reforçar as ações do Pelotão de Operações Especiais (POE), que atua em toda a área do 28º BPM, nos municípios de Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Butiá, Charqueadas, Minas do Leão e São Jerônimo.

- Serão intensificadas ainda mais as ações de combate ao abigeato, tráfico de drogas e outros crimes. Recentemente, reforçamos significativamente o efetivo do POE com os novos policiais e, além disso, recebemos armamento pesado para equipar os policiais desta tropa especializada visando o combate mais aproximado destes crimes – destaca Padilha, reforçando uma das principais  características do POE, que é a atuação em toda a região.

A viatura nova foi repassada ao comandante do POE, tenente Maurício Cravo e já está em operação. Na próxima semana, deverá chegar a caminhonete remanejada do Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Capital.

Abigeato na região

Um dos crimes que mais preocupa os produtores rurais dos municípios da Carbonífera é o abigeato. De 2017 para 2018 houve uma sensível redução nestes crimes na região. No ano passado, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), foram registradas 120 ocorrências na área de atuação do 28º BPM, uma média de 10 por mês. Em 2018, ocorreram 37 registros até o dia 31 de maio, o que representa uma média de pouco mais de 7 casos por mês.

Investimento em viaturas

O investimento na aquisição das novas viaturas foi de R$ 4,7 milhões, oriundos do Tesouro do Estado. Do total de veículos, 24 viaturas Mitsubishi Ll200, foram adquiridas com recursos do Fundo Estadual da Segurança Pública (Fesp), e serão destinadas aos Batalhões de Operações Especiais (BOE) e para o policiamento ostensivo, com foco em áreas rurais. As outras seis viaturas Mitsubishi L200, compradas com recursos do Fundo de Recursos Hídricos serão destinadas ao Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM). A distribuição das viaturas seguiu critérios como indicadores criminais e abigeato.
O comandante-geral da BM, coronel Mário Ikeda, disse que novos materiais, como as viaturas, ajuda no trabalho da corporação e melhora o serviço em todas as comunidades.

- Nosso policial militar cumpre todas as suas missões com zelo e dedicação.  Os dados estatísticos favoráveis que vêm se apresentando é devido à dedicação dos policiais, e também de equipamentos, como as viaturas. Graças a isso podemos atingir as metas referentes aos indicadores de criminalidade - disse.