Justiça Federal e IPHAN vistoriam Museu Farroupilha em Triunfo

Representantes da administração municipal acompanharam as autoridades durante a fiscalização.

Por Portal de Notícias 12/06/2018 - 08:52 hs
Foto: Divulgação
Justiça Federal e IPHAN vistoriam Museu Farroupilha em Triunfo
Museu passa por processo de restauração

Uma vistoria da Justiça Federal foi realizada no Museu Farroupilha, na semana passada, em razão de Ação Civil Pública que tramita desde o ano de 2013 e determina o imediato restauro da Casa de Bento Gonçalves. A Ação, proposta pelo Ministério Público, tem como responsáveis o Município de Triunfo e o Estado do Rio Grande do Sul.
Na ocasião, a juíza federal Clarides Rahmeier, que acompanha o caso, destacou que o telhado, considerado a parte mais preocupante do restauro, foi concluída. O telhado que preserva o patrimônio estava exposto às intempéries desde o ano de 2009. Os técnicos do IPHAN verificaram que as etapas executadas da obra estão de acordo com as normas técnicas de preservação exigidas pelo órgão.

O responsável pela empresa contratada para a obra prevê que esta etapa do restauro deve ser concluída até o mês de agosto. Uma segunda etapa será necessária para que o Museu possa ter suas portas abertas ao público, o que já está sendo estudado pela Secretaria de Coordenação e Planejamento e pelo Gabinete do prefeito.
O acervo do Museu Farroupilha encontra-se junto à Secretaria de Turismo e Cultura e será cuidadosamente transferido para as dependências do Museu tão logo as obras sejam concluídas.

Participaram da fiscalização a juíza federal, Clarides Rahmeier, o procurador da República, Nilo Marcelo de Almeida Camargo, técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o prefeito municipal, Valdair Gabriel Kuhn, a secretária de Coordenação e Planejamento, Cassia Andréa Azevedo, o secretário de Administração, Protásio Vaz, e a advogada do Município, além da fiscal de contrato Mariana Machado e o responsável pela empresa, Gerson Schenkel.