Desenhista camarense Rafael Amorim lança livro 'O mundo de Chico'

Coletânea de tirinhas é inspirada por Francisco, filho de 7 anos do publicitário

Por Marcos Essvein 06/06/2018 - 13:07 hs
Foto: Divulgação
Desenhista camarense Rafael Amorim lança livro 'O mundo de Chico'
Amorim lança coletânea de tirinhas

Os muitos anos como chefe escoteiro renderam ao desenhista e publicitário Rafael Amorim o apelido, entre os amigos, de “Chefe Bala”. E, na arte do traço, ninguém duvida que ele é mesmo o chefe. Há nove anos, Amorim é o principal ilustrador da Revista Ufo, única publicação brasileira especializada em ufologia, com sede em Campo Grande (MS). Além de ser responsável pela maioria das capas da revista, ele também já colaborou em vários livros do gênero, de autores nacionais e internacionais.
Mas a arte de Amorim – que é natural de General Câmara, mas vive e trabalha em Santa Cruz há um bom tempo – não se resume a discos voadores e ETs. Ele é também um quadrinista de mão cheia que explora outros territórios, como prova o seu recém-lançado livro O mundo de Chico. É uma coletânea de tirinhas, cartuns, contos e ilustrações sobre as aventuras do garoto Chico, sua amiga Ane e uma extravagante turma de companheiros imaginários: uma rena, um tigre e um leão de pelúcia que ganham vida, mais a gata Cinde e o cachorro Tinga.
Chico é, na verdade, o filho do Bala, Francisco, hoje com 7 anos. A ideia de recriar o cotidiano do menino em quadrinhos bem-humorados – com uma arte inspirada no clássico Calvin, de Bill Watterson – surgiu há anos, em conversas entre pai e filho.
- O Chico sugeriu muitas histórias. Ele tem participação não só como personagem, mas também como autor - conta Amorim.
O resultado é uma divertida celebração da infância, capaz de envolver tanto crianças como adultos. O livro – planejado como o primeiro de uma série – pode ser adquirido com o autor, por R$ 30,00 (O contato é pelo fone 99903 1971). Também está à venda na livraria e cafeteria Iluminura, por R$ 35,00.  
E o ano está sendo movimentado para o Chefe Bala. Não bastasse a sessão de autógrafos de O mundo de Chico no mês passado, ele ainda lançou em Porto Alegre, há poucos dias, 10 anos ilustrando a ufologia. Trata-se de uma obra comemorativa que reúne seus melhores trabalhos na área. A apresentação é do coeditor da Revista Ufo, Thiago Luiz Ticchetti, que afirma sobre Amorim: “Ele é um artista completo, que vai desde rabiscos com um lápis comum a verdadeiras obras de arte digitais”. Além de ilustrações caprichadas, tem ainda relatos e casos famosos sobre ovnis. Prato cheio para quem se interessa pelo assunto.

(Gazeta do Sul)