OPINIÃO: A moda da honestidade e moralidade
As mais diversas mídias criam e mudam conceitos a partir da insistência de divulgação, sendo, ao mesmo tempo, uma ferramenta e uma arma

Cria-se
tanta moda neste planeta, umas até bastante estranhas, mas acabam caindo no
gosto das pessoas. Ora, segundo definição em estatística, moda é o valor,
conjunto de dados ou comportamentos que ocorrem com maior frequência, o que é
comum para a maioria.
Então,
com base neste conceito, ocorre-me uma inspiração que poderia mudar as atitudes
deste país a partir das crianças. Sim, a partir delas já, pois a grande maioria
já escolhe as marcas e os modelos do que quer usar ou ganhar, influenciada pela
ação profissional dos marqueteiros. As mais diversas mídias criam e mudam
conceitos a partir da insistência de divulgação, sendo, ao mesmo tempo, uma
ferramenta e uma arma. Em dado período, a música sertaneja era coisa de
“grosso”, porém bastou acrescentar a palavra “universitário” para cair no gosto
da grande maioria, criando, assim, uma moda.
Por
que não criar a moda do honestamente correto, do moralmente correto, do
humanamente correto e do saudável? Com certeza, o surgimento de um movimento
neste sentido seria de eficácia extraordinária, pois a moda é uma onda que se
alastra com velocidade extrema. Se esta iniciativa fosse implantada por meio da
educação escolar, talvez provocasse algum efeito daqui a dezenas de anos. Se fosse
lançada como moda, no mesmo ano a grande maioria das pessoas entraria em
ressonância. Seria a arrancada para a criação de uma sociedade mais correta e
justa, pelo simples fato de que todos querem andar na moda.
Os
grandes criadores de moda e de comportamentos têm este poder, basta querer e
colocar em prática. A questão toda é se isto interessa a alguém e de que modo
pode gerar lucros.
A
“nova moda” agregaria um aliado na nossa atividade profissional - que é criar
ambientes propícios para a saúde física, mental e financeira às pessoas e
empresas. A nossa atuação tem como mote eliminar nocividades dos ambientes
residenciais visando à manutenção da saúde dos ocupantes e realinhar a energia
dos ambientes empresariais em prol do pleno desenvolvimento do negócio, sempre
considerando a honestidade, a moralidade e o ambientalmente correto. Pessoas
saudáveis e empresas de sucesso são os nossos objetivos, a partir dos seus
ambientes.
Pode
ser um devaneio, mas como tudo o que se cria parte de um sonho, uma ideia ou pensamento,
não seria esta a forma mais imediata para mudar o ambiente de um país de
espertos em causa própria?
As
frequências midiáticas e a ressonância do ambiente pode ser a estratégia ideal
para a criação do tão sonhado Brasil do futuro e, certamente, poderia, a curto
prazo, ser a maior potência econômica mundial, face ao potencial e o melhor
lugar para se viver.
(*) Consultor ambiental especialista em
Qualidade do Ambiente
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