Polícia Civil realiza operação de combate à exploração sexual de crianças no RS

Polícia Civil realiza operação de combate à exploração sexual de crianças no RS

Em São Jerônimo foi cumprido um mandado de busca e apreensão. Em todo o estado, 43 mandados devem ser cumpridos em 23 cidades

Por Portal de Notícias 17/05/2018 - 10:00 hs
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Polícia Civil realiza operação de combate à exploração sexual de crianças no RS
Quarenta e três mandados são cumpridos em todo o estado

Uma operação da Polícia Civil gaúcha e que atua também em âmbito nacional combate nesta quinta-feira, 17, crimes de exploração sexual de crianças. No Rio Grande do Sul, estão sendo cumpridos 43 mandados de busca e apreensão em 23 cidades, incluindo um em São Jerônimo. A ofensiva foi chamada de Luz Na Infância 2. Treze pessoas já foram presas.
Em São Jerônimo, segundo o delegado Marco Schalmes, foi cumprido um mandado de busca e apreensão pela Delegacia de Polícia. Com as informações obtidas, será dada continuidade às investigações. Ninguém foi preso em flagrante.
A Polícia Civil instaurou inquéritos policiais e representou por buscas e apreensões junto ao Poder Judiciário. A intenção é apreender computadores e dispositivos de informática onde podem estar armazenados conteúdos de pedofilia, indiciar e prender suspeitos das práticas de exploração sexual.
Agentes do Instituto-Geral de Pericias (IGP) também acompanham as buscas. Eles fazem uma análise preliminar nos computadores dos suspeitos para confirmar no local se há conteúdo de pedofilia, o que pode resultar em prisão. Caso não seja comprovado na hora, os policiais apreenderão os equipamentos eletrônicos para posterior análise e indiciamento do responsável pelo conteúdo.
Os policiais civis cumprem mandados também em Porto Alegre, Alvorada, Bento Gonçalves, Caçapava do Sul, Carazinho, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Caxias, Guaíba, Esteio, Novo Hamburgo, Pelotas, Santa Maria, Santiago, Sapucaia, Sapiranga, São Leopoldo, São Lourenço do Sul, Taquara, Uruguaiana e Viamão.