Barão do Triunfo decreta situação de emergência devido à seca

Município está entre os 31 no Estado que solicitaram ajuda para enfrentar o problema

Por Carla Trainini 14/03/2018 - 11:00 hs
Foto: Defesa Civil
Barão do Triunfo decreta situação de emergência devido à seca
Estiagem atinge mais um município da Região Carbonífera

 

Com o decreto de situação de emergência solicitado por Barão do Triunfo, subiu para 31 o número de municípios que sofrem com a estiagem no Rio Grande do Sul, segundo contabilidade da Defesa Civil do Estado.

A região Sul e a Campanha concentram os maiores problemas em razão da escassez de chuva. Entre os municípios afetados, 17 pedidos já foram homologados e reconhecidos pelo Governo do Estado e União.

Além de Barão do Triunfo, São Jerônimo e Butiá estão entre os que solicitaram ajuda para enfrentar o problema na Região Carbonifera.

Foco é a ajuda humanitária

Mesmo que os Municípios afetados pela seca reclamem ajudas financeiras, a Defesa Civil ressalta que, neste momento, o mais importante ainda é o auxílio humanitário, e que só poderá ser atendida a cidade com a situação de emergência homologada pelo Governo do Estado ou reconhecida pela União. É o caso de São Jerônimo, que teve a homologação confirmada no dia 20 de fevereiro.

Homologação e Reconhecimento

Com a homologação da situação de emergência pelo Governo do Estado, os municípios passam a ter acesso a uma série de benefícios relativos à ajuda humanitária. Por sua vez, o reconhecimento da União garante benefícios como dispensa de processo licitatório, repasse de recurso, auxílio em obras de restabelecimento por meio de Planos de Trabalho, e outros.

Municípios com decreto de situação de emergência devido à estiagem:

Amaral Ferrador, Cristal, Hulha Negra, Morro Redondo, Pedras Altas, São Jerônimo, Cerro Grande do Sul, Canguçu, Arroio do Padre, Turuçu, Bagé, Cerrito, Candiota, São Lourenço do Sul, Herval, Piratini, Camaquã, Dom Feliciano, Pinheiro Machado, Santana da Boa Vista, Chuvisca, Tapes, Aceguá, Capão do Leão, Sertão Santana, Sentinela do Sul, Butiá, Jaguarão, Pedro Osório, Arroio Grande e Barão do Triunfo.

ALERTA METEOROLÓGICO

A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para riscos de granizo, chuvas intensas, trovoadas, tempestade de raios e vendava nesta quarta-feira, 14 e quinta, 15. As regiões que podem ser atingidas são: Noroeste, Norte, Centro-Serra, Centro e Região Metropolitana.